O grande avião de 3 motores MD-11 está vindo de novo ao Brasil hoje; acompanhe e assista ao vivo

MD-11F da FedEx, igual ao que está vindo ao Brasil hoje de novo – Imagem: Frank Kovalchek / CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Como mostrado pelo AEROIN, um exemplar do elegante avião McDonnell Douglas MD-11 voltou a ser visto no Brasil no começo desta semana, já que a empresa cargueira norte-americana FedEx alocou o trijato em seu par de voos de vinda, na segunda-feira, e volta, na terça-feira, entre Memphis, nos Estados Unidos, e o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

Porém, os admiradores do MD-11 que não puderam ver, pessoalmente ou pelas transmissões ao vivo, o maior modelo de avião de três motores do mundo pousando no Brasil, têm uma nova oportunidade nesta quarta-feira, 15 de maio.

Os dois players disponibilizados abaixo mostram as transmissões ao vivo dos canais “Golf Oscar Romeo” e “Viracopos FullHD” no aeroporto do interior paulista. O avião que está vindo hoje é o MD-11F registrado sob a matrícula N609FE, que tem previsão de pouso em Viracopos por volta das 14h30.

Depois, a decolagem está prevista para 16h35, segundo programação de voo que consta no sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Abaixo das duas transmissões ao vivo, mais uma vez o AEROIN disponibiliza a tela de rastreamento online de voos do parceiro RadarBox, que permite acompanhar o N609FE em tempo real para saber o momento exato da chegada a Campinas.

Atualização: a aproximação para pouso pode ser vista novamente retrocedendo as lives até o horário de 14h39, enquanto estiver disponível no histórico das gravações.

Transmissões ao vivo no Aeroporto de Viracopos:

Rastreamento online dos voos do N609FE:

O MD-11 é um modelo que operou regularmente no Brasil em frotas de companhias nacionais e também de estrangeiras, tanto em voos de transporte de passageiros quanto de cargas.

Porém, nos últimos anos, à medida que as empresas aéreas estão substituindo suas aeronaves mais antigas, o trijato deixou de ser usado regularmente nos voos ao Brasil, aparecendo somente em operações pontuais, como nesta semana.

O tipo teve 200 unidades produzidas entre 1990 e 2001 para empresas aéreas de várias partes do mundo, operando inclusive em companhias brasileiras: Varig/VarigLog, VASP e TAM. Hoje, há cerca de 90 unidades ainda voando, pela FedEx, UPS e Western Global, todos no transporte de cargas.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Após Charles Leclerc, agora foi a vez de Lewis Hamilton tomar...

0
Após Charles Leclerc, foi a vez de Lewis Hamilton tomar os céus em um caça, como parte de um vídeo promocional para a IWC, uma relojoaria