Conforme vínhamos acompanhando ao longo desta semana, entre os dias 11 e 12 de novembro, quinta e sexta-feira, o Rio de Janeiro (Galeão) receberia uma carga muito especial vinda de além do Oceano Atlântico.
A bordo de um Boeing 747-200 cargueiro, girafas seriam transferidas de Joanesburgo, na África do Sul, ao zoológico BioParque, no Rio, configurando-se também como a primeira visita ao Estado do avião Jumbo da Fly Pro, empresa baseada na Moldávia cuja presença se tornou frequente no Brasil, trazendo os mais diversos tipos de carga em meio ao aquecido mercado de frete aéreo do momento.
O clássico 747-200F, um modelo com poucas unidades ainda em operação pelo mundo, de fato veio da África à capital carioca, pousando no final da tarde da quinta-feira, apenas com um pequeno atraso em relação à programação aprovada, que indicava 16h00.
A chegada da aeronave pela cabeceira 15, por volta das 17h30 (20h30 UTC), pôde ser acompanhada pela câmera do canal Aviation TV no Youtube, que mantém transmissão ao vivo do movimento do Galeão durante as 24 horas do dia. Veja no vídeo a seguir o momento do pouso do Jumbo cargueiro trazendo a carga especial:
Após se dirigir ao pátio e efetuar a operação de solo, o Boeing 747 partiu na manhã desta sexta-feira, por volta das 07h00 (10h00 UTC), utilizando novamente a cabeceira 15 agora para a decolagem.
Até o momento da publicação desta matéria, não havíamos tomado conhecimento de alguma imagem publicada mostrando a operação de descarregamento dos animais do avião.
Assim sendo, a título de curiosidade, trazemos a seguir uma imagem que mostra como eram os contêineres feitos para outra operação de transporte de girafas, porém, sem nenhuma relação com esta do Rio de Janeiro.
Trata-se de um voo feito pela AirBridgeCargo em 2018, quando a companhia também usou um Jumbo, porém na versão maior e mais moderna, 747-8F, para levar 66 girafas filhotes da África do Sul até a China:
Em relação ao transporte até o Rio de Janeiro, até o momento não se sabe se as girafas eram filhotes ou adultas, e nem se vieram acordadas ou sedadas.