Início Indústria Aeronáutica

O incomum avião Roc avança em novo voo, pela 1ª vez com retração do trem de pouso; assista

O Roc decolando nesta semana, em cena do vídeo abaixo

A Stratolaunch LLC concluiu com sucesso na última quinta-feira, 24 de fevereiro, o seu quarto ensaio de voo da aeronave transportadora conhecida como Roc.

Roc é a aeronave com a maior asa do mundo, com uma envergadura (distância entre as pontas das semi-asas) de 385 pés (117,3 metros). Ela será usada como plataforma voadora de lançamento de veículos aeroespaciais hipersônicos, para a missão da Stratolaunch de avançar na tecnologia de voo de alta velocidade.

Conforme o vídeo acima, a aeronave voou por 1 hora e 43 minutos sobre o deserto de Mojave, na Califórnia, Estados Unidos, e atingiu uma altitude de 15.000 pés (4.572 metros). Como parte deste último voo, os pilotos prepararam ainda mais a aeronave transportadora para apoiar os lançamentos de seu próximo veículo de teste hipersônico, chamado Talon-A.

O histórico do voo do Roc na quinta-feira – Imagem: FlightRadar24

Lançados a partir da aeronave transportadora Roc, os veículos Talon-A são bancos de teste reutilizáveis, autônomos e movidos a foguetes que transportam cargas úteis personalizáveis ​​em velocidades acima de Mach 5 (cinco vezes a velocidade do som).

Concepção gráfica do Talon-A – Imagem: Stratolaunch

Essa capacidade permite o acesso rotineiro ao ambiente de voo hipersônico, que é fundamental para pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico, e demonstração de componentes.

Os resultados iniciais dos objetivos de teste do Roc nesta semana incluíram:

• Avaliação contínua do desempenho e características de manuseio da aeronave;

• Validação das operações completas do trem de pouso, incluindo funcionalidade da porta e extensão do trem alternativo.

O vídeo a seguir mostra o momento em que foi comandado o recolhimento do trem de pouso:

“Este voo bem-sucedido demonstra e valida melhorias nos sistemas da aeronave transportadora e no desempenho geral do voo”, disse o Dr. Zachary Krevor, presidente e diretor de operações da Stratolaunch.

“A retração e extensão completas do trem de pouso aproximam a aeronave transportadora do status operacional, um marco necessário para preparar a aeronave para a separação do Talon-A e testes de voo hipersônico ainda neste ano.”

Além de testar a aeronave transportadora, a equipe continua progredindo na integração do sistema de dois veículos de teste Talon-A, denominados TA-0 e TA-1. A equipe também iniciou a fabricação de um terceiro veículo, TA-2, o primeiro veículo de teste hipersônico totalmente reutilizável.

A empresa prevê iniciar os testes de voo hipersônico em 2022 e fornecer serviços para clientes governamentais e comerciais em 2023.

Informações da Stratolaunch

Sair da versão mobile