O mais longo já feito: realizado voo de 250 km em aeronave eVTOL com uma só carga de bateria

Imagem: AutoFlight

A AutoFlight, uma das empresas que estão desenvolvendo projetos de aeronaves eVTOL (elétrica de decolagem e pouso na vertical), anunciou hoje que obteve sucesso no voo mais longo de um equipamento deste segmente no mundo.

A aeronave alcançou uma distância de 250 km (155 milhas) usando somente uma carga de suas baterias de íon-lítio. O teste de voo ocorreu em 23 de fevereiro, nas instalações da AutoFlight, e foi executado remotamente usando a aeronave Gen4 da empresa, conforme cenas no vídeo a seguir, publicado hoje pela empresa:

O voo foi realizado em 20 circuitos em uma trajetória de voo predefinida, com a aeronave sendo controlado do solo pela equipe de ensaios de voo da AutoFlight. Para verificar a distância voada, a aeronave também foi equipada com aviônicos de terceiros, como o ForeFlight, um sistema amplamente usado no setor de aviação.

Esta realização histórica, como o mais longo voo de uma aeronave totalmente elétrica na história, com decolagem e aterrissagem vertical, é um marco importante no processo de certificação de aeronavegabilidade da AutoFlight, prevista para o ano 2025 com a Agência de Segurança da Aviação de União Europeia (EASA).

Gen4 (Geração 4) é a mais recente versão da aeronave AutoFlight, que foi desenvolvida pelo lendário designer Frank Stephenson. O portfólio de design de veículos de Frank inclui sucessos icônicos de marcas como Ferrari, Maserati, McLaren e MINI.

Imagem: AutoFlight
Imagem: AutoFlight

A aeronave da AutoFlight, chamada Prosperity, usa rotores elétricos para o voo vertical na decolagem e, em seguida, faz a transição para o voo horizontal sustentado pela asa (como um avião tradicional). A aeronave é capaz de atingir velocidades superiores a 200 km/h, em um alcance superior a 250 km.

A AutoFlight afirma que é uma das poucas fabricantes eVTOL a dominar a desafiadora “fase de transição” do voo vertical para o horizontal, tendo já o feito centenas de vezes, registrando milhares de quilômetros de voo em várias iterações de suas aeronaves.

A empresa tem instalações de fabricação na China, escritório de engenharia na Alemanha e time comercial nos Estados Unidos.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias