O mais novo avião cargueiro da Airbus, o A350F, começa a ser produzido

A Airbus começou a produção do seu primeiro jato de carga derivado do A350XWB, o A350F, que irá rivalizar com o Boeing 777-X cargueiro.

Divulgação – Airbus

Hoje em Nantes, na França, começou a montagem do Airbus A350F, com os primeiros cortes das peças de metal da caixa central que fará a união das duas asas do moderno jato que leverá até 109 toneladas em voos de até 4.700 milhas náuticas (8.700 km) de distância.

Esta caixa central, inclusive, é reforçada no A350F em relação ao A350 de passageiros, para poder suportar a distribuição do peso da carga útil, que é maior na versão cargueira da aeronave.

Apesar deste componenente ser de metal, a maioria da fuselagem do jato continua sendo de materiais compostos de carbono. Esta parte e outras serão levadas em breve, por rodovia, até Montoir-de-Bretagne, onde serão instaladas na fuselagem central do A350, sendo depois levadas pelos A300ST Beluga ou A330 Beluga XL até Toulouse, centro de montagem final da família A350.

Até o momento, um total de 35 pedidos foram feitos para o A350F, vindo de companhias como a Air France Cargo, CMA-CGM, Etihad Airways, Martinair, Silk Way West e da empresa de leasing (aluguel e financiamento) Air Lease Corporation. A aeronave tem entrada em serviço prevista para 2025.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Voepass recebe notificação do Procon por embarque cancelado e suposto overbooking

0
A notificação foi feita após passageiros denunciarem ao Procon que foram surpreendidos com o cancelamento de voos e falta de assistência.