Início Indústria Aeronáutica

‘O MC-21 é melhor que o 737 MAX e o A320neo por certos parâmetros’, diz Vladimir Putin

Foto: Irkut

“O jato de passageiros MC-21 é competitivo e está no mesmo nível dos ocidentais em muitos parâmetros, por exemplo, o corpo largo e os assentos confortáveis”, disse o presidente russo, Vladimir Putin, no sábado (5) na reunião com mulheres da equipe da Aeroflot, reportou a agência estatal TASS.

A fala faz clara referência ao Boeing 737 MAX e Airbus A320neo, que são da mesma categoria do jato russo.

“O MC-21 não é inferior em termos de características de desempenho aos aviões ocidentais, mas a companhia aérea não poderá mudar rapidamente para ele”, observou a piloto da Aeroflot Yulia Vasilevskaya durante a reunião.

“Você notou que o MC-21 não é inferior aos equivalentes ocidentais, mas é melhor por muitos parâmetros. Realmente melhor – tem um corpo mais largo, espaçamento conveniente entre assentos, maior espaço para o compartimento de bagagem”, disse Putin. 

“Nossos concorrentes, incluindo os norte-americanos, se comportaram de forma muito injusta durante vários anos, acredito. Eles colocaram certos materiais totalmente não relacionados à indústria de defesa em listas de sanções sob o pretexto de que são de dupla finalidade”, seguiu o mandatário.

Dadas as restrições, os fabricantes russos tiveram que desenvolver os componentes necessários por conta própria, acrescentou o chefe de Estado.

A aeronave MC-21 ainda não está em serviço comercial e as primeiras entregas apenas devem ocorrer no final de 2022 ou começo de 2023, mas ainda sem capacidade de produção em massa, o que deve ocorrer apenas mais adiante nesta década.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile