
O acidente do voo TAM 3054, ocorrido em 2007 em Congonhas e que vitimou 199 pessoas, será retratado em uma série da Netflix.
Operado por um Airbus A320 da TAM Linhas Aéreas, a aeronave acabou saindo da pista em 17 de julho de 2007 ao tentar pousar no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, num dia que havia forte chuva na capital paulista.
Neste voo que partiu de Porto Alegre, haviam 181 passageiros e 6 tripulantes, e durante o pouso no aeroporto central da capital paulista, acabou passando o final da pista, atravessou a Avenida Washington Luís e colidiu com um prédio da TAM Express. O desastre resultou na morte de 199 pessoas, incluindo 187 a bordo e 12 em solo.
Investigações apontaram que a causa principal do acidente foi a configuração irregular dos manetes, sendo que um deles não foi deixado na posição de potência mínima (idle), devido a uma instrução ultrapassada da Airbus que orientava este procedimento em caso de reversor inoperante, o que ocorreu em um dos motores do A320 de matrícula PR-MBK.
Com um dos motores ainda gerando potência suficiente para o deslocamento da aeronave, o jato não conseguiu parar ao pousar pela pista 35L de Congonhas. Além disso, fatores como a falta de infraestrutura adequada no aeroporto, incluindo ausência de sulcos na pista, que evitariam uma aguaplanagem ao facilitar o escoamento da água da chuva, contribuíram para a tragédia.
Este acidente continua sendo o mais grave da história da aviação comercial brasileira até hoje e será o tema de uma série documental na Netflix, de nome Congonhas: Tragédia Anunciada, com estreia marcada para o dia 23 de abril.
Detalhes sobre a série ainda não foram revelados, mas um pequeno trailer foi divulgado na tarde desta quarta-feira, 26 de março. Confira abaixo: