O primeiro Boeing 737-8200 com a simpática abelha na cauda está entregue

Foto: Ryanair

A empresa polonesa Buzz, subsidiária do Grupo Ryanair com sede em Varsóvia, recebeu seu primeiro Boeing 737-8200, a variante de alta densidade do MAX 8, que devido às suas características eles chamaram de game changer – jargão do mundo dos negócios usando quando um produto pode “mudar o jogo” ou “virar o jogo”.

O Grupo Ryanair fez um pedido de 200 aeronaves Boeing 737-8200, sendo o cliente lançador da variante. A Buzz receberá um total de 15 aeronaves do modelo, o que permitirá aumentar a capacidade de seus destinos de férias mais populares na Europa, a partir de sua base na Polônia, no aeroporto de Modlin-Varsóvia.

A Boeing desenvolveu o 737-8200 para atender às necessidades de companhias aéreas de baixo custo como a Ryanair (co-criadora da variante e, de longe, a maior cliente). Em abril de 2021, recebeu a certificação da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA). A aeronave possui capacidade para 197 passageiros e, se observar bem, tem uma porta adicional para cumprir com a regulamentação de segurança.

A Buzz (anteriormente operando sob a marca Ryanair Sun) recebeu sua Certificação de Operador Aéreo (COA) das autoridades da aviação civil polonesas em 3 de abril de 2018, começando com bases em Varsóvia-Modlin, Katowice, Cracóvia, e depois expandindo para outras cidades em Europa, como Budapeste, Praga, Brastilava e nos países bálticos. Atualmente, possui uma frota de 46 aeronaves Boeing 737-800 Next Generation com 189 passageiros em classe única.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias