O primeiro no mundo a tomar banho no avião A380 repete o ato, cantando, após 14 anos

Em 28 de julho de 2008, o primeiro Airbus A380 da Emirates decolava para iniciar o que seria não apenas um marco importante na história do maior avião de passageiro do mundo – o voo de entrega à empresa que se tornaria a maior operadora do modelo -, mas também para ser o primeiro com o inédito oferecimento de chuveiro a bordo de um voo comercial.

Até então, apenas aviões VIPs já haviam voado com a facilidade a bordo, mas nunca um jato operando em linha aérea.

O felizardo a estrear a novidade foi o jornalista de aviação Andreas Spaeth, que morava na Alemanha e era um dos convidados para acompanhar o voo de entrega entre Hamburgo, na Alemanha, e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Por incrível que pareça, a bordo estava também a cúpula da Emirates, como o presidente do Grupo, Sheikh Ahmed al Saeed Al Maktoum, e o presidente e CEO da linha aérea, Tim Clark, ambos sentados na primeira classe, além de diversos outros convidados, mas foi Andreas quem tomou o primeiro banho da história da aviação comercial.

Falando ao AirlineRatings, o jornalista contou que, antes do voo, havia entrevistado Tim sobre o projeto do chuveiro no A380, e que sentiu que tinha diante de si uma oportunidade única: estabelecer um marco na aviação sendo o primeiro usuário de um chuveiro a bordo em um avião comercial.

“Eu precisaria de aprovação da cúpula, e Tim Clark seria meu parceiro no crime. Meu caso foi fortalecido pelo fato de que uma equipe de TV queria se juntar e me filmar enquanto tomava banho. Já a bordo, Tim Clark simplesmente decretou: “Você vai primeiro”, e o resto é história. Minha esposa na época, com razão, havia insistido que eu levasse shorts de banho para esse fim, daí sua importância na minha bagagem de mão”, relembrou Andreas.

Então, após a confirmação, ele se dirigiu às instalações espaçosas do “Spa a Bordo” da Emirates, a equipe de TV entrou e o chuveiro foi ligado. A 39.000 pés sobre o Mar Negro, o jornalista descreve que parecia quase como em um chuveiro de hotel. Apenas uma ligeira turbulência repentina o lembrou que estava de pé quase na estratosfera enquanto a água estava passando por seu corpo.

“Que estreia e que marco único alcancei na história da aviação, totalmente inútil, mas ainda assim muito divertido. Pena que o Guinness Book of Records nunca reconheceu isso…”, brinca Andreas.

Então, em fevereiro de 2022, durante uma filmagem para um documentário de TV, o jornalista teve a sorte de ter uma segunda chance de usar o chuveiro do A380 no mesmo trajeto de Hamburgo para Dubai, quase 14 anos completos depois da primeira vez.

Mas ele conta que, como muitas pessoas fizeram vídeos no chuveiro nesse meio tempo, ele achou que precisava encontrar algo novo. “Por que não cantar no chuveiro?”, pensou consigo mesmo.

“Eu estava um pouco hesitante no começo, não queria me ridicularizar, mas então isso era absolutamente eu. Eu amo cantar, até o fiz por muito tempo em vários corais pop como tenor, e amo voar, assim como amo o A380 e suas ofertas únicas, é claro”, conta Andreas.

Então foi isso que ele fez, conforme o vídeo a seguir, e, felizmente, muitos espectadores acharam tão divertido quanto ele.

“Você pode se perguntar como eu pude gravar isso – é claro, vestindo uma roupa de banho novamente – com a porta aberta. Normalmente a água corrente é desativada quando a porta está aberta, o que faz sentido. Mas o responsável a bordo, que gentilmente auxiliou nossa equipe na gravação, sabia como desabilitar esse mecanismo e colocá-lo em “modo limpeza”, o que tornou isso possível”, concluiu Andreas.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias