Início Variedades

O que acontece quando você não se parece com a foto do passaporte? Passageira conta experiência

O que acontece quando você não se parece com a foto do seu passaporte? Este é um caso relatado por uma mulher que compartilhou um vídeo (abaixo) após ser “levada para uma sala” e “interrogada” na Turquia porque não se parecia com a foto do seu documento de viagem.

Ela havia “se submetido a diferentes tratamentos faciais, como o botox”, o que contribuiu para a diferença, e acabou sendo “interrogada por 6 membros do controle de passaportes”, que desconfiaram que ela não poderia ser a mesma pessoa fotografada para o documento.

No vídeo, publicado no TikTok, a passageira mostra a foto do seu passaporte, com o cabelo e rosto bastante diferentes do que seu estado atual. Depois, ela conta a história, que no final acabou bem para ela, tendo sido liberada a entrar na Turquia.

@joanneprophet

That time i got interegated by 6 members of passport control 😅😅😅

♬ original sound – Joanne Prophet

Este, no entanto, não é um incidente isolado, já que a foto do passaporte geralmente é tirada em um momento qualquer do dia a dia, muitas vezes “na correria”, e sem qualquer produção. Além disso, as pessoas engordam e emagrecem o tempo todo. Provavelmente, mais ainda com a popularidade do Ozempic, uma droga polêmica.

Na prática

Quando uma pessoa não se parece com a foto em seu passaporte, pode haver consequências dependendo da situação em que isso ocorrer. Em casos mais simples, como mudanças graduais de aparência devido ao envelhecimento, perda ou ganho de peso, ou mudanças de cabelo, é improvável que haja problemas significativos.

No entanto, se a diferença de aparência for substancial, pode atrair a atenção dos agentes de imigração ou segurança nos aeroportos, resultando em questionamentos e possíveis atrasos no processo de embarque ou entrada em outro país.

Em situações mais extremas, se a pessoa não for reconhecida como a mesma que aparece na foto do passaporte, ela pode ser barrada para entrada em algum país, ser detida para investigação ou mesmo ter seu passaporte confiscado. Nesses casos, a pessoa pode precisar fornecer documentação adicional ou passar por verificações mais rigorosas para confirmar sua identidade.

Por isso, é sempre importante que a pessoa mantenha seu passaporte atualizado com fotos recentes e que se assemelhemà sua aparência atual. Se houver uma mudança significativa na aparência, é aconselhável renovar o passaporte antes de viajar para evitar possíveis problemas.

@alishamarie ive never been SO HUMBLED IN MY LIFE 😭🛂🚫 #passportphoto #passport #traveltiktok #grwm ♬ original sound – alishamarie
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile