Início Eventos

O que esperar do Paris Air Show 2025, a maior feira aeronáutica do mundo

Imagem de uma feira aeronaútica em Paris com vários aviões
Divulgação – Paris Air Show

Paris, França – A partir desta segunda-feira (16), começa o Paris Air Show 2025, também conhecido como Salão de Le Bourget, o maior evento da indústria aeronáutica mundial. A feira promete movimentar o setor com anúncios de novas encomendas e exposições de aeronaves de ponta.

Demonstrações aéreas e presença brasileira

Os céus de Paris serão tomados por diversas aeronaves civis e militares, com destaque para os brasileiros Embraer E195-E2 e KC-390, o francês Dassault Rafale, o Airbus A400M e o Eurofighter Typhoon.

Boeing ausente nas demonstrações

A ausência da Boeing nas demonstrações aéreas chama atenção. Desde o evento de 2023, a fabricante americana tem evitado apresentações públicas, focando na certificação do 777X e na correção de falhas internas relacionadas à segurança e qualidade. A situação se agravou após o recente acidente com um Boeing 787-8 da Air India, que deixou mais de 200 mortos. Por respeito à tragédia, a empresa cancelou sua participação em eventos públicos do Le Bourget, embora possa realizar anúncios discretos durante a feira.

Airbus lidera com expectativa de megaencomendas

Enquanto isso, a Airbus chega com força total em sua “casa”. Há grande expectativa para uma encomenda conjunta de companhias aéreas chinesas, que pode chegar a 500 aviões, incluindo o A350-1000, que estará em exibição ao lado de um A350-900 da Emirates.

Outras encomendas quase certas incluem:

  • Riyadh Air, que deve anunciar pedidos do A350, além de expor seu primeiro A321XLR;
  • Vietjet, do Vietnã, interessada na família A320neo.
  • AirAsia, que avalia aviões regionais da Airbus e da Embraer.

Embraer mira vendas do E2 e KC-390

A Embraer aposta em novos contratos com a AirAsia, Ethiopian Airlines e LOT Polish Airlines para sua família E2, além do crescente sucesso do KC-390, que já vem sendo adquirido por países da OTAN. A empresa anunciou pelo menos três acordos para os primeiros dias da feira, incluindo o setor de Defesa.

Curiosamente, a KLM expõe um E195-E2 com sua própria pintura no evento, aeronave que chegou neste domingo (15) ao aeroporto de Le Bourget. Inicialmente, estava prevista apenas a exibição do protótipo da Embraer com a pintura “Profit Hunter”.

Cobertura em tempo real do AEROIN

O AEROIN é uma das mídias oficiais do Paris Air Show e já está em Paris para a cobertura em tempo real do evento, tanto no site quanto nas redes sociais Instagram e X (antigo Twitter).

Sair da versão mobile