O quinto exemplar do exótico avião Beluga XL se prepara para voar pela primeira vez

O quinto exemplar do avião cargueiro exclusivo da Airbus, o exótico Beluga XL, realizou hoje, dia 20 de julho, testes de táxi guiado, na sede da fabricante europeia em Toulouse, na França. A aeronave que será designada como XL5 ainda vai passar por diversos testes em solo antes de alçar seu primeiro voo.

Lançado em novembro de 2014, o Beluga XL é baseado em um cargueiro A330-200, com uma grande reutilização de componentes e equipamentos existentes. Seu objetivo é atuar na complexa cadeia de suprimentos da Airbus, trazendo peças das diversas plantas industriais mundo afora para as linhas de montagem da fabricante europeia, e por isso tem uma grande corcunda.

Os primeiros registros da quinta aeronave (marca F-WWKO, msn 2027), ainda antes da pintura, foram feitos pelo fotógrafo francês @Eurospot e publicados em sua conta no Twitter. É possível ver o exótico avião com a base da pintura (o chamado “Primer”) aplicado em toda a fuselagem, enquanto a cauda já carrega a pintura final do avião.

Até 2023, um total de seis aeronaves BelugaXL estarão operando entre as fábricas da Airbus espalhadas pela Europa. O programa BelugaXL recebeu a Certificação de Tipo pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) em novembro de 2019, após uma intensa campanha de testes de certificação, que completou mais de 200 testes de voo, com mais de 700 horas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Embraer recebeu prêmio Kaizen Award Brasil 2023 como vencedora da categoria...

0
Concorrendo com um projeto desenvolvido na unidade de Botucatu (SP), que posteriormente foi replicado nas demais unidades, a Embraer celebra