Início Aviação Militar

O terceiro e último Airbus A330 VIP da Força Aérea Francesa agora está entregue

A Airbus Defense entregou à Força Aérea Francesa o terceiro e último A330-200 adquirido no âmbito do plano de apoio aeronáutico. A aeronave faz parte do lote de três pedidas em 25 de agosto de 2020.

A aquisição destes três A330-200 pelo Ministério das Forças Armadas permitiu à Força Aérea acelerar o desmantelamento dos seus antigos aviões A340 e A310, utilizados em missões logísticas de transporte de pessoal e de mercadorias. Eventualmente, o A330-200 se tornará Multi Role Tanker Transport (MRTT), para completar a renovação da frota de aviões-tanque, fixada em 15 aeronaves, conforme previsto na Lei de Programação Militar (LPM) para os anos de 2019-2025.

O plano de apoio aeronáutico surgiu na sequência de um acordo entre os governos francês e espanhol com a Airbus, de forma a apoiar as respetivas indústrias aeronáuticas durante a crise do Covid-19. A França adiantou a compra dos três A330, para substituir os antigos A310 e A340. A retirada antecipada dessas aeronaves reduzirá custos e simplificará a logística.

Por sua vez, o programa A330 MRTT Phoenix está em fase de início e tem como objetivo a substituição de várias frotas de aviões antigos por um único modelo, no domínio do reabastecimento em voo, transporte estratégico e evacuação médica. O 8º MRTT foi entregue à Força Aérea Francesa em 21 de outubro de 2022.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.