O último dos aviões C-130 Hércules modernizados pela FAdeA é entregue à Força Aérea Argentina

Imagem: Força Aérea Argentina

Em cumprimento ao Contrato Interadministrativo entre o Ministério da Defesa da Argentina e a Fábrica Argentina de Aeronaves (FAdeA) para a Modernização de Aeronaves da Força Aérea Argentina (FAA), na última quinta-feira, dia 22 de dezembro de 2022, uma equipe de trabalho da Área Logística Córdoba e da I Brigada Aérea “El Palomar” (tripulação e pessoal técnico) finalizaram as tarefas de recepção da aeronave Lockheed C-130 Hércules de matrícula TC-64.

Esta é a última aeronave incluída no programa de modernização e remoção de obsolescência da FAdeA, que envolveu cinco aeronaves Hércules da Força Aérea Argentina, estendendo sua vida útil em pelo menos 20 anos e melhorando significativamente seu desempenho.

Trata-se de um processo estratégico de recuperação de capacidades, que teve contribuições do Fundo Nacional da Defesa (FONDEF) e o acompanhamento permanente da Força Aérea e da Direção Geral de Aeronavegabilidade Militar Conjunta do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (DIGAMC-EMCO).

O TC-64 passou por tarefas de manutenção que incluíam:

– Inspeção de Fase de Manutenção de Depósito (PDM);

– Manutenção de material ou atividade de reparo que requer revisão, atualização ou reconstrução de peças, conjuntos ou subconjuntos;

– Teste e recuperação de equipamentos conforme necessário;

– Isócrona, tarefa que consiste na desmontagem e inspeção de todos os sistemas a bordo da aeronave (sistemas de navegação e comunicação, alerta e vigilância, busca e salvamento, visão noturna, digitalização do sistema de indicação e quantidade de combustível, controle eletrônico de hélice, entre outros);

– Pintura; e

– Modernização.

Imagem: Força Aérea Argentina
Imagem: Força Aérea Argentina
Imagem: Força Aérea Argentina

Alguns dos sistemas modernizados mais relevantes incluem sistema duplicado de controle de voo (Flight Management System – FMS); Comunicação Comercial por Satélite (SATCOM); Sistema de Comunicação Data Link controlado pelo Piloto (Controller Pilot Data Link Communication – CPDLC – SATCOM e VHF Data Link); Sistema Aprimorado de Alerta de Proximidade do Solo – EGPWS; Sistema de Prevenção de Colisão (Traffic Collision Avoidance System – TCAS); Radar Meteorológico Colorido; e Sistema de Controle Ambiental Aprimorado (ECS), entre outros.

Por fim, foi efetuada uma grande reparação estrutural, que incluiu a substituição do Rainbow Fitting (estrutura localizada na caixa central da asa), tarefa significativa que incluiu a desmontagem, a substituição de peças danificadas por fadiga e corrosão, bem como a remontagem dos componentes estruturais e sistemas envolvidos da aeronave.

O C-130 de registro TC-64 é chamado de “Estreito de San Carlos” e recebeu este nome em homenagem à destacada participação do Sistema de Armas C-130 Hércules durante o Conflito do Atlântico Sul.

Essas aeronaves meio-pesadas de transporte tático pertencentes ao I Esquadrão de Transporte realizaram tarefas ininterruptas ao longo do conflito para abastecimento de pessoal e carga, evacuação de feridos, reconhecimento aéreo e reabastecimento em voo, em um teatro de operações hostil, desprovido de defesas contra ataques aéreos e terrestres.

Imagem: Força Aérea Argentina

Informações da Força Aérea Argentina

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Aena Brasil vai recompensar companhias aéreas que ampliarem o número de...

0
O projeto tem como foco recompensar as companhias aéreas de acordo com o aumento na quantidade de passageiros em 16 aeroportos sob a gestão