Início Indústria Aeronáutica

Objetos estão sendo encontrados nos tanques dos 737 MAX, revela e-mail da Boeing

Um e-mail da Boeing, enviado a seus funcionários nessa terça-feira (18), revelou que a fabricante descobriu recentemente objetos esquecidos nos tanques de combustível de alguns de seus 737 MAX armazenados.

Avião Boeing 737 MAX 7
737 MAX-7 – Imagem: Boeing

Toda a frota de mais de 400 MAX recém-produzidos e mantidos nos pátios da Boeing está sendo inspecionada.

Objetos estranhos são chamados na linguagem da aviação de FOD (Foreign Object Debris). Eles podem ser de qualquer natureza, desde ferramentas até trapos de limpeza ou restos de materiais, que, quando deixados em locais indevidos, podem submeter a aeronave ao risco de danos, que recebem a mesma sigla FOD (Foreign Object Damage).

Os FODs foram encontrados nos tanques de combustível de alguns MAX, mas não há confirmação se a ocorrência se deu em todos ou apenas em algum dos quatro locais de armazenamento das aeronaves nos estados de Washington e do Texas.

As inspeções de cada aeronave para verificação da presença de FOD pode levar até três dias, segundo informações do Leeham News. Isso porque o combustível deve ser drenado e os vapores restantes devem ser dissipados antes que os tanques de combustível possam ser abertos.

Problema de controle de qualidade

O caso de FOD no 737 MAX não tem relação com os problemas técnicos que aterraram o avião por quase um ano. Dessa forma, nenhuma conexão com o aterramento, acidentes ou investigações do MAX deve ser feita, a não ser o fato de ser mais um problema descoberto em relação às políticas internas de qualidade da Boeing.

O FOD na aviação é um problema crítico de controle de qualidade nas linhas de montagem e manutenção, sendo alvo de intensas campanhas de conscientização e de regulamentações.

A Força Aérea dos EUA, por exemplo, interrompeu as entregas do avião-tanque KC-46A duas vezes porque FOD foi descoberto nos exemplares recém-produzidos na fábrica de grandes fuselagens de Everett.

Problemas de FOD nos Boeings 787 produzidos na fábrica de Charleston também foram detalhados no ano passado em um relatório do Charleston Post and Courier.

E-mail da Boeing aos funcionários

Boeing 737 MAX na linha de produção

Mark Jenks, vice-presidente e gerente geral do programa 737, enviou esta mensagem aos funcionários nessa terça-feira:

“Equipe,

Durante esses tempos difíceis, nossos clientes e o público viajante contam conosco para fazer o nosso melhor trabalho todos os dias. É por isso que estamos agindo depois que uma série de detritos de objetos estranhos (FOD) foram encontrados recentemente nos tanques de combustível de vários aviões 737 MAX em armazenamento.

O FOD é absolutamente inaceitável. Uma ocorrência é demais. Com sua ajuda e foco, eliminaremos o FOD do nosso sistema de produção.

Já realizamos uma série de reuniões em Renton com colegas de equipe na fábrica para compartilhar um novo processo para interromper o FOD. Esse processo inclui:

  • Instruções atualizadas e listas de verificação necessárias para companheiros de equipe que trabalham nas áreas de células de combustível;
  • Verificações adicionais, incluindo inspeções, auditorias e verificações em nosso processo de fechamento de tanques para garantir que não haja nenhum FOD dentro dos tanques de combustível;
  • Novas sinalizações adicionadas nessas áreas de trabalho para ajudar a lembrar os colegas das etapas apropriadas a serem seguidas.

O sucesso desta iniciativa depende de você. Precisamos de toda a nossa equipe para fazer disso uma prioridade. Obrigado por seu compromisso de colocar segurança, qualidade e integridade em tudo o que fazemos.”

Sair da versão mobile