Início Aeroportos

Obras avançam na pista do Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, mas prazo depende do clima

Imagem: Prefeitura de Caxias do Sul

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) informa que os dias recentes de tempo firme têm colaborado para que a empresa Traçado Construções e Serviços avance nas obras de fresagem e pavimentação da pista de pousos e decolagens do Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul.

Segundo informou a Prefeitura de Caxias do Sul, atualmente, a obra já passa dos 40% de conclusão, com cerca de 22 mil m² concluídos. Os trabalhos iniciaram no dia 27 de janeiro e o cronograma inicial é para a conclusão em até 120 dias. Apesar do avanço, ainda não é possível confirmar prazos, pois as obras dependem da continuidade das condições meteorológicas favoráveis.

As intervenções estão sendo feitas entre o período da noite e o início da manhã. Os colaboradores da Traçado estão autorizados a ingressarem na pista após às 19h e podem permanecer no local até às 11h do dia seguinte.

Nesse espaço de tempo, o aeródromo está fechado. Entre 11h e 19h, o Hugo Cantergiani recebe voos comerciais das empresas Azul, Gol e Latam com destino aos terminais de Congonhas, Guarulhos e Viracopos. O aeródromo também opera os voos fretados e particulares da iniciativa privada.

Orçadas em cerca de R$ 7 milhões, as obras incluem a remoção da atual camada asfáltica, reparos e a aplicação de uma nova camada asfáltica com cinco centímetros de espessura, além da implantação de sinalização horizontal. A Traçado Construções e Serviços é a mesma empresa que refez a pista de pousos e decolagens do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, depois das chuvas e enchentes ocorridas em maio de 2024.

Leia mais:

Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.
Sair da versão mobile