Início Aeroportos

Obras de emergência na pista do Aeroporto de Fernando de Noronha (PE) são concluídas

Imagem: Ashlley Melo/SEI

Na última quarta-feira (30), as obras emergenciais de recuperação da pista do Aeroporto de Fernando de Noronha (PE), foram concluídas, conforme confirmação da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco (SEINFRA). A intervenção estrutural no pista do aeroporto no arquipélago pertencente ao estado de Pernambuco recebeu investimento de R$ 1,2 milhão. Além da pista, as obras incluíram restauração total do pátio de estacionamento das aeronaves e pistas de rolamento (taxiway).

Apesar da finalização das obras, a Agência Nacional de Avião Civil (ANAC) ainda não tem um prazo de liberação da pista de pouso para aviões a jato. Desde 12 de outubro, o aeroporto opera com restrição parcial das operações de aeronaves com motores à reação.

Em nota à imprensa, a ANAC informou que está acompanhando as ações corretivas decorrentes da medida cautelar aplicada ao aeroporto para viabilizar o início das avaliações técnicas e a posterior revogação da restrição aplicada. Além disso, a agência disse que aguarda a documentação adequada, em especial, o novo relatório de avaliação da condição funcional do pavimento.

Segunda etapa

Em uma segunda etapa dos trabalhos, serão realizados as readequações de capacidade da pista, recuperação do pavimento, sistema de drenagem e implantação de sinalização. Para essa etapa, que tem duração prevista de 12 meses, o Governo do Estado está destinando recursos de R$ 59,9 milhões.

Ainda conforme o Seinfra, todos os serviços serão executados no período noturno, durante as janelas de operação do aeroporto, sem prejuízo aos passageiros e em consonância com a legislação aeroportuária, atendendo aos critérios de segurança estabelecidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). 

Proibição dos jatos

Segundo a ANAC, após três anos monitorando as condições operacionais da pista de pouso e do Aeroporto de Fernando de Noronha e solicitando medidas corretivas que não resultaram em nada, foi necessário determinar a restrição parcial das operações de pouso de aeronaves com motores à reação.

Atualmente, a Azul Linhas Aéreas está operando voos com aeronaves ATR 72-600. A partir de 20 de dezembro, a Voepass assumirá o lugar da Gol Linhas Aéreas e iniciará as operações na ilha também com aeronaves ATR 72.

Leia mais:

Sair da versão mobile