Início Aeroportos

Obras do Novo Aeroporto Regional de Sobral avançam e passam por vistoria

Imagem: Governo do Ceará

O Secretário da Infraestrutura do Ceará, Lucio Gomes, foi a Sobral na quinta-feira, 8 de julho, para vistoriar o avanço nas obras do Novo Aeroporto Regional de Sobral.

Acompanhado do Coordenador de Transportes e Obras da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Tiago Brasileiro, e engenheiros das construtoras responsáveis pelos serviços, o Secretário visitou as frentes de obras que estão em andamento, simultaneamente: a implantação da pista de pouso e decolagem, a construção do acesso ao novo aeródromo e a obra do Terminal de Passageiros.

“Após a temporada de chuvas, quando o cronograma foi um pouco prejudicado, estamos conseguindo agora um bom ritmo, nas diversas frentes de serviços. Hoje, contamos com cerca de 272 trabalhadores, que operam 111 equipamentos”, comentou o secretário.

A perspectiva é que a movimentação de terra, etapa importante na obra, esteja concluída até o final de agosto – o acesso, em meados de setembro. Antes disso, já iniciaremos as fases de sub-base e base, incluindo o pátio de aeronaves. Também avançamos na obra do Terminal de Passageiros, que está com sua estrutura de concreto praticamente concluída e alvenaria já iniciada”, complementa Lucio.

Área do Novo Aeroporto Regional de Sobral – Imagem: Governo do Ceará

Segundo o secretário, esse empreendimento, depois de concluído, será importante alavanca para o desenvolvimento econômico e social de toda a Zona Norte do Ceará. A região conta com grandes indústrias, universidades, hospitais, dentre outros equipamentos que precisam da praticidade do aeroporto.

Lucio acrescenta, ainda, que, além desses benefícios, o processo de construção do equipamento contribui para a geração de empregos para a população da Região. Atualmente, a maior parte dos trabalhadores da obre é de residentes da região.

O novo Aeroporto, localizado a 13 quilômetros da Av. Perimetral de Sobral, em uma área de 143 hectares, contará com pista de pouso e decolagem com extensão de 1.800m x 30m e capacidade para receber aeronaves de porte médio. O equipamento também terá via de acesso de 2,7 km, estacionamento, pátio de aeronaves, via de taxiamento, balizamento noturno e o Terminal de Passageiros.

O Terminal de Passageiros terá aproximadamente 2 mil metros quadrados de área construída e contará com salas de embarque e desembarque, administração, balcões de check-in, controle de voo, além de banheiros. O empreendimento deve ficar pronto em 2022.

Com informações do Governo do Ceará