Obras no Aeroporto do Vale do Aço avançam rumo à entrega no próximo mês

O Aeroporto Regional do Vale do Aço, localizado em Santana do Paraíso, ao lado de Ipatinga (MG), segue avançando dentro do cronograma de obras de reforma de sua pista de pousos e decolagens, que tem previsão de finalização em agosto.

A atualização sobre o andamento da intervenção foi publicada pelo deputado mineiro Celinho, que apresentou uma imagem aérea do aeroporto na qual se nota a pista sendo submetida ao trabalho de substituição da camada asfáltica anterior para a posterior implementação da nova camada.

Imagem: Duptado Celinho

A restauração foi iniciada pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeronáutica (Infraero) em 17 de maio, quando então a companhia estatal fez uma publicação em suas redes sociais em que comemorava o início das obras na pista, etapa importante antes da entrega da obra. Nessa etapa, além da restauração do pavimento, será feita também a nova sinalização de solo.

Em meados de 2020, o aeroporto Regional do Vale do Aço, que funciona desde o ano de 1959, passou a ser administrado pela Infraero. A ideia é que a empresa garanta a gestão necessária para que o terminal mineiro seja um importante elo de mobilidade na região, uma vez que a cidade está numa área que conta com as BR 381 e 458 e com a estrada de ferro Vitória-Minas, por onde são transportadas a produção industrial da região e turistas, que podem sair de Minas Gerais até o Espírito Santo.

Em outubro do ano passado, o Ministério da Infraestrutura autorizou a emissão da Ordem de Serviço para início das obras de restauração e sinalização, em um projeto que envolve R$ 13,2 milhões em melhorias, visando a trazer mais segurança operacional ao aeroporto.

Os investimentos são divididos entre a União (91% dos recursos) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (9%). Os recursos do Governo Federal são oriundos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).

Antes do início das obras, a Azul Linhas Aéreas, única empresa que ainda operava no aeroporto em meio à pandemia, informou que suspenderia seus voos no local durante todo o período dos trabalhos, porém, com intenção de retomar as operações após a conclusão. O que, portanto, deve acontecer dentro de algumas semanas, ao se confirmar o cronograma de entrega em agosto.

A área do aeroporto tem 700.000 m², com uma pista de 2.004 metros de extensão e 45 metros de largura. Possui um TPS com capacidade para atender 150 mil passageiros.

Com informações da Infraero

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias