Início Regulamentação

Oficinas brasileiras de manutenção aeronáutica poderão obter certificação da FAA com avaliação feita pela ANAC

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informa que o Brasil celebrou acordo bilateral com os Estados Unidos que possibilitará à Agência a realização das avaliações necessárias nas organizações de manutenção brasileiras para obter certificações da Administração Federal de Aviação (em inglês, Federal Aviation Administration, ou FAA). A FAA é a principal autoridade da aviação civil nos Estados Unidos.

Para que o acordo entre em vigor, os países precisam concluir todas as ações preparatórias necessárias, o que inclui treinamento e desenvolvimento de procedimentos internos e de formulários.

Para esclarecer o processo, a ANAC publicou documentos para que os interessados conheçam o acordo bilateral de manutenção aeronáutica:

– MIP (Maintenance Implementation Procedures – Procedimentos de Implementação de Manutenção), assinado em novembro de 2018;

– MAG (Maintenance Agreement Guidance – Guia do Acordo de Manutenção), assinado em junho de 2023.

As duas autoridades de aviação civil também estão desenvolvendo treinamentos e workshops a serem ministrados aos inspetores e à indústria aeronáutica. Informações sobre inscrições para os treinamentos e workshops/briefings ministrados no Brasil serão divulgadas no momento oportuno pelo Portal de Capacitação, no site da ANAC e no canal de Telegram das Organizações de Manutenção (OM).

Os interessados em receber em primeira mão as principais informações sobre Oficinas de Manutenção podem se inscrever no canal do Telegram da ANAC para o setor.

Informações da ANAC

Sair da versão mobile