Início Aviação Militar

Oito A-29 Super Tucano da Fumaça e um KC-390 cruzam a densa Amazônia e chegam à Colômbia

Aeronaves A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça

Após 6 anos desde a sua última passagem em terras colombianas, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) chega à cidade de Rionegro, em Antioquia, para sua participação na décima-primeira edição da Feira Aeronáutica Internacional (F-AIR).

A feira, uma das principais da América do Sul, ocorre de 12 a 16 de julho, no Aeroporto Internacional José María Córdova, principal terminal de Medellín, e é organizado em conjunto pela Força Aérea Colombiana e pela Aeronáutica Civil do país.

Saindo de sua sede na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, interior de São Paulo, a Esquadrilha da Fumaça passou por Salvador e Brasília, antes de dar início ao Circuito Santos Dumont 150 Anos, série de demonstrações que contemplaram as cidades de Guarantã do Norte, em Mato Grosso, Ariquemes, em Rondônia, Rio Branco, no Acre, Porto Velho, também em Rondônia, Manaus, no Amazonas e por fim Boa Vista, em Roraima.

Nesta etapa, a Esquadrilha da Fumaça recebeu apoio de uma aeronave C-105A Amazonas (FAB2807), do 1º/15º Grupo de Aviação – Esquadrão “Onça”, que deu suporte e transportou materiais e os demais integrantes da Esquadrilha.

Após a última demonstração em Boa Vista, no último domingo (9), a Esquadrilha da Fumaça embarcou para maior trajeto de todo o circuito. Na última terça-feira (11), 8 aeronaves A-29 Super Tucano partiram rumo à Colômbia, realizando uma escala técnica em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, antes de seguir para Rionegro. As aeronaves utilizaram tanques extras externos para aumentar a autonomia de voo.

Para a etapa, uma aeronave Embraer KC-390 Millennium (FAB2854) do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) cruzou a densa floresta em pouco mais de 1.900 quilômetros, e duas horas e quarenta de voo, transportando materiais e os demais militares como pilotos e Anjos da Guarda.

Demonstrações na Colômbia

A Fumaça inicia sua campanha de demonstrações na F-AIR já se apresentando nesta quarta-feira (12), às 15h40. As apresentações seguem nos dias 14 e 15 (sexta-feira e sábado), às 16h00 locais.

Nestas ocasiões, os pilotos da Esquadrilha da Fumaça poderão mostrar novamente as capacidades do A-29 diante dos voos a pouco mais de 2.200 metros do nível do mar. Neste patamar, o ar rarefeito interfere no rendimento das aeronaves, algo provado pelos A-29 durante a última participação em 2017.

Vale destacar que o Esquadrão se preparou para a realizar demonstrações em condições semelhantes às encontradas na F-AIR. Em junho passado, as aeronaves realizaram voos de treinamento sobre a cidade de Monte Verde, sul de Minas Gerais. O local possui as condições de relevo e altitude semelhantes à da Colômbia e prepararam os militares para as acrobacias.

Além da Esquadrilha da Fumaça, o evento deve contar com a presença do grupo acrobático ‘Arpía 51‘, equipados com equipado helicópteros AH-60L Arpía, da Esquadrilha Acrobática T-27 Tucano, do F-16 Viper Demo Team, da equipe militar de paraquedismo ‘Águila de Gule‘, da Força Aérea Colombiana e da equipe de paraquedismo ‘Wings of Blue‘, da Força Aérea dos Estados Unidos.

Esta é a primeira demonstração internacional da Esquadrilha da Fumaça no ano de 2023. A última missão fora do país ocorreu no ano passado, por ocasião da Feira Internacional do Ar e Espaço (FIDAE), ocorrida no Chile.

Leia mais:

Sair da versão mobile