Onde está o segundo Airbus A330 da Força Aérea Brasileira?

Na semana passada, a Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu seu primeiro Airbus A330-200 (KC-30) em uma bonita cerimônia na Base Aérea do Galeão (BAGL). Durante o evento, a Azul Linhas Aéreas, vencedora da licitação, passou a chave simbólica da aeronave às mãos do comandante da FAB, revitalizando o Esquadrão Corsário, que passará a ter um equipamento multi-propósito (MRTT) necessário ao país.

No entanto, como se sabe, essa aeronave não será única e uma segunda está sendo preparada para entrega à força em breve. Lembrando que, segundo o leilão vencido em abril, a Azul tem 90 e 180 dias para entregar a primeira e a segunda aeronaves, respectivamente.

O SEGUNDO – Com vistas a cumprir o prazo estabelecido, a Azul avança na preparação do próximo A330, que será o de número de série 1508. A aeronave é nova, tem apenas oito anos, e foi fabricada em 2014, tendo sido entregue inicialmente à Avianca Colômbia como N508AV. Depois, foi repassada à Avianca Brasil (OceanAir), onde voou como PR-OCK até março de 2019, momento em que a companhia brasileira suspendeu operações.

ONDE ESTÁ HOJE – Desde então, o jato, que pertence à empresa de leasing Avolon, encontra-se armazenado na França com a matrícula VP-BDV. Primeiro, passou dois anos em Lourdes-Tarbes, uma região conhecida por ter uma clima mais seco e propício ao armazenamento de longo prazo. Depois, no último dia 1 de julho, foi trasladado para Perpignan, onde está atualmente, como mostram as plataformas de rastreamento de voos.

PRÓXIMOS PASSOS – Segundo fontes informaram ao AEROIN, a aeronave será levada para a Irlanda em agosto, onde será pintada nas instalações da IAC, a exemplo do caminho percorrido pelo primeiro avião. Em seguida, será entregue à FAB e, por fim, convertida no padrão MRTT.

Rastreamento do voo: Radarbox
Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Esquadrilha da Fumaça faz turnê no Nordeste na próxima semana com...

0
Entre o final de agosto e o início de setembro, a Esquadrilha da Fumaça tem agendada uma série de apresentações em cinco capitais