Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.
O Boeing 737-200 voou comercialmente pela primeira vez em 1968 e, junto com seu antecessor, o modelo 100, ajudou a dar origem a uma das famílias de aviões de maior sucesso na indústria aeronáutica mundial. Entregues pela Boeing até 1988, foram produzidos um total de 1.114 exemplares, dos quais, um punhado voa até hoje em rotas comerciais regulares de passageiros.
A partir de uma pesquisa na base de dados da Cirium, empresa especializada em inteligência para a aviação, identificamos quais são as poucas rotas regulares de passageiros operadas por aeronaves Boeing 737-200. Para eliminar vieses relacionados com a pandemia, procuramos um horizonte de tempo considerando as rotas planejadas até o final do ano de 2021.
Note que a lista abaixo não mostra todos os Boeing 737-200 voando, mas sim foca naqueles fazendo rotas regulares de passageiros. Há outras empresas africanas e asiáticas que fazem voos fretados, mas esses também não estão listados, como é o caso da canadense Nolinor.
Por sua vez, apenas cinco empresas aéreas possuem em seus itinerários atuais e até o final do ano, rotas regulares de passageiros com o modelo: as venezuelanas Rutaca e Avior, a cazaque SCAT, a Air Zimbabwe e a Canadian Airways Congo. As rotas que constam no inventário são: