Oneworld comprará 750 milhões de litros de combustível sustentável por ano

Imagem: Toshi Aoki, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

A Oneworld Alliance anunciou um acordo com a Gevo para fornecer até 200 milhões de galões (cerca de 750 milhões de litros) de combustível de aviação sustentável (SAF) por ano.

A Gevo, com sede no Colorado, e membros da Oneworld, Alaska Airlines, American Airlines, British Airways, Finnair, Japan Airlines e Qatar Airways concordaram em fornecer SAF para suas principais operações na Califórnia, incluindo os Aeroportos Internacionais de San Diego, São Francisco, San José e Los Angeles.

Como parte de seu plano para alcançar a neutralidade de carbono, a aliança Oneworld se comprometeu que, até 2030, 10% de seus voos serão realizados usando SAF. Para conseguir isso, o Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade da aliança, presidido pelo chefe de sustentabilidade do IAG, Jonathon Counsell, está negociando contratos com vários fornecedores da SAF. 

Por exemplo, em novembro de 2021, foi anunciada a compra de mais de 350 milhões de galões para operações em São Francisco. Isso tornou a aliança a primeira no mundo a realizar esse tipo de acordo, conforme explica o site parceiro Aviacionline.

O combustível da Gevo será produzido com derivados de milho. Após ser processado para gerar etanol, será convertido em SAF. Toda a produção acontecerá em três instalações no meio-oeste americano e toda a cadeia de suprimentos será certificada pelo Sustainable Biomaterials Board (RSB). As operações com o SAF devem começar em 2027.

O CEO da Qatar Airways e presidente da Oneworld, Akbar Al Baker, disse: “À medida que o setor de aviação continua a enfrentar novos desafios, o anúncio de hoje ressalta o resultado positivo que vem da colaboração de várias partes interessadas entre os participantes do setor. Também reafirma a liderança de nossa aliança no apoio a metas ambiciosas de descarbonização da aviação.” 

Patrick R. Gruber, CEO da Gevo, acrescentou: “Quando as companhias aéreas mostrarem que entendem a importância de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, uma mudança real na indústria começará. Tenho o prazer de receber a Oneworld em nossa operação.”

As operações com SAF não exigem nenhuma alteração na infraestrutura de aeronaves ou aeroportos, tornando-se uma solução imediatamente viável para reduzir as emissões de carbono da indústria, aguardando avanços de próxima geração, como aeronaves elétricas ou propulsão a hidrogênio. 

Embora o SAF não esteja disponível em larga escala, acordos como o atual – obviamente sempre amparados por legislação e investimentos – devem ajudar na adoção massiva desse combustível.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias