Oneworld negocia a adesão da China Southern, mas a outra aérea chinesa pode ser obstáculo

Embora houvesse rumores desde 2018, parece que as discussões para a entrada de uma segunda empresa aérea chinesa na aliança global Oneworld estão avançando. Atualmente, o grupo conta com a Cathay Pacific, com sede em Hong Kong e, em breve, poderia contar com a China Southern.

A informação foi verificada por Danny Lee, da Bloomberg, com base em fontes próximas das empresas, que relataram que as negociações estão novamente ocorrendo. Nenhuma decisão final foi tomada.

Antes da pandemia, a China era um dos maiores e mais crescentes mercados de aviação, mas isso hoje está impactado pelas fortes restrições dadas pela política de “Covid-Zero” de Pequim, que começaram a ser flexibilizadas apenas recentemente. De toda forma, seria um grande trunfo para a Oneworld ter uma companhia aérea baseada na China continental, já que tanto a SkyTeam quanto a Star Alliance têm várias companhias aéreas membros na China continental.

Obstáculo

A Cathay Pacific, com sede em Hong Kong, também na China, é membro fundador da aliança Oneworld, e os membros fundadores têm direito de veto sobre quais companhias aéreas podem aderir à aliança. 

Houve algumas indicações bastante fortes de que a Cathay Pacific não está de acordo. Isso acontece porque Guangzhou, sede da China Southern, e Hong Kong estão a menos de 160 quilômetros de distância, o que aumentaria bastante a concorrência para a Cathay Pacific.

Isso remonta a um boato que existe há anos, que diz que que a China Southern se juntaria à Oneworld e a Cathay Pacific se juntaria à Star Alliance. A base disso é que a Air China, participante da Star Alliance, é o segundo maior investidor na Cathay Pacific, então seria esperado que as duas companhias aéreas cooperem. Na mesma linha, isso também explica por que a Cathay Pacific pode não querer a China Southern na Oneworld.

De toda maneira, tudo isso são rumores e boatos e apenas o tempo vai revelar o plano das empresas – a menos que mais alguma informação vaze.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias