Início Mercado

Ônibus autônomo para transporte de pilotos e comissários de voo começa a circular no aeroporto de Schiphol

A KLM, a companhia aérea bandeira da Holanda, iniciou testes ao vivo de um ônibus autônomo que transportará pilotos e comissários de bordo de e para suas aeronaves no Aeroporto de Amsterdam-Schiphol durante todo o mês de julho.

O ônibus autônomo, desenvolvido pela Ohmio, está programado para levar a equipe de voo da KLM CityHopper desde o local onde seu avião está estacionado no Pátio A até o terminal do aeroporto. Este teste acontece após uma fase inicial em que foram verificadas as características técnicas e a facilidade de uso dos ônibus.

Agora, os veículos serão colocados em operação na área de pátio para avaliar sua capacidade de manobrar em um ambiente aeroportuário movimentado.

Embora haja uma série de testes com veículos autônomos ocorrendo em todo o mundo, este é possivelmente o primeiro a ser realizado na pista de um dos aeroportos mais movimentados do planeta. “Estamos curiosos sobre as informações que obteremos nesse local, especialmente porque a pontualidade e a segurança são cruciais nesta rota,” comentou Jan Zekveld, chefe de inovação do Schiphol.

Neste contexto, a grande questão é se os ônibus autônomos serão mais lentos ou perigosos do que um motorista humano realizando a mesma função.

Essa tecnologia, por enquanto, não será utilizada para o transporte de passageiros, mas dependendo dos resultados dos testes atuais, Schiphol considerará a implementação de veículos autônomos em um número maior de operações dentro do aeroporto.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.