ONU firma acordo por recuperação do setor aéreo centrada no ser humano

Imagem: Azul Linhas Aéreas

A ICAO (Organização da Aviação Civil Internacional) e a OIT (Organização Internacional do Trabalho), ambas agências da ONU, assinaram um novo acordo para promover o trabalho digno e incentivar uma recuperação no setor aéreo pós-pandemia centrada no ser humano.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) teve participação ativa nesse desfecho, com presença em encontros nos quais foi cobrada maior participação da agência nos temas de aviação.

Além disso, o SNA tem trabalhado para a criação de uma regra mínima de relações trabalhistas entre empresas e tripulantes para que não haja concorrência desleal e abusos por parte dos empregadores, tomando vantagem em países em que a legislação trabalhista é mais frágil.

Por fim, o SNA ressalta que o acordo entre a ICAO e OIT busca fortalecer a colaboração em assuntos de interesse mútuo, em particular no que se refere ao futuro do trabalho sustentável na aviação.

Também prevê atividades conjuntas, incluindo pesquisas, reuniões técnicas, assessorias, treinamentos e desenvolvimento de diretrizes, ferramentas e metodologias.

Informações do SNA

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias