Onze passageiros em estado crítico após severa turbulência em voo no domingo

Cenas dos momentos após o incidente, conforme vídeos a seguir

Um voo da companhia SpiceJet neste domingo, 1º de maio, de Mumbai para Durgapur, ambas cidades na Índia, encontrou turbulência severa durante a descida, o que resultou em ferimentos em pelo menos 40 passageiros.

O avião estava chegando ao aeroporto Kazi Nazrul Islam, também conhecido como aeroporto Andal, em Durgapur, quando houve o incidente.

Segundo reporta a mídia indiana, dos 40 passageiros feridos, 11 ficaram internados no hospital em estado crítico, enquanto o restante recebeu tratamento para ferimentos leves e foi liberado. Três comissárias também se feriram.

Até esta segunda-feira, oito dos internados receberam alta, enquanto os demais seguiam em condição crítica, mas fora de perigo.

O voo estava a minutos de pousar quando sofreu variações tão intensas que bagagens caíram dos bins sobre os passageiros. Uma investigação está em andamento para determinar o motivo do avião ter entrado em uma tempestade tão severa.

Um dos passageiros disse ao India Today: “Houve três solavancos na descida. Parecia exatamente como se sente quando os carros batem nos pára-choques. Estávamos com cintos de segurança. Os cintos se romperam com o movimento. Nós voamos de nossos assentos.”

O Dr. Tapan Ray, do Andal Hospital, disse que um passageiro ficou gravemente ferido e teve que ser encaminhado para uma cirurgia na coluna.

Após o incidente, a SpiceJet confirmou em um comunicado oficial que “a aeronave Boeing 737-800 operando o voo SG-945 de Mumbai para Durgapur encontrou turbulência severa durante a descida, o que resultou em ferimentos em alguns passageiros. Assistência médica imediata foi fornecida na chegada a Durgapur. A SpiceJet expressa seu pesar por este infeliz incidente e está fornecendo toda a ajuda médica possível aos feridos”.

Dados das plataformas de rastreamento online mostram que o Boeing 737 usado na rota no domingo foi o registrado sob a matrícula VT-SLH, e que houve variação notável de altitude e velocidade por volta dos 15 mil pés durante a descida.

Histórico do voo – Imagem: RadarBox

A nota da SpiceJet diz ainda que o problema ocorreu devido à turbulência gerada por uma tempestade localmente chamada de Kalbaishakhi, evento que ocorre em Bangladesh e na Índia, geralmente à tarde ou pouco antes do pôr do sol, quando grossas nuvens negras escuras começam a aparecer no céu e, em seguida, causam ventos fortes com chuva torrencial, muitas vezes com granizo, mas durando apenas um curto tempo.

A companhia aérea disse ainda: “O sinal do cinto de segurança estava ligado quando a aeronave encontrou turbulência. Vários anúncios foram feitos pelos pilotos e pela tripulação instruindo os passageiros a permanecerem sentados e manterem os cintos de segurança apertados. Devido à forte turbulência, ferimentos foram causados ​​a poucos passageiros. A assistência médica oportuna foi fornecida na chegada.”

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias