Operação Antonov é deflagrada e investiga propina envolvendo a Latam Airlines

O Ministério Público do Distrito Federal cumpriu hoje (3) mandados de busca e apreensão na sede da Latam, em São Paulo, por suspeita de propina. A operação foi batizada de “Antonov”.

Avião Boeing 777-300ER LATAM

A ação foi conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do MPDFT, nesta manhã, e cumpriu 16 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em quatro Estados (SP, RJ, ES, GO). Os mandados foram deferidos pela Justiça Criminal de Brasília.

Essas medidas decorrem de uma investigação do GAECO/MPDFT, instaurada a partir do compartilhamento de anexos da colaboração premiada de Lucio Bolonha Funaro perante o Supremo Tribunal Federal (STF) a fim de apurar o pagamento de vantagem indevida em contrapartida à alteração legislativa distrital que reduziu a alíquota do ICMS de aviação civil de 25% para 12%.

Informações do setor dão conta de que a GOL também é alvo da investigação, mas que os mandados de busca e apreensão de hoje foram cumpridos apenas na LATAM, conforme e-mail abaixo enviado aos colaboradores da empresa.

A investigação aponta que entre 2012 e 2014 as empresas aéreas GOL e LATAM teriam repassado dinheiro para uma das empresas de Funaro que, por sua vez, passou o dinheiro para a empresa C3 Atividades de Internet, administrada pela mulher de Eduardo Cunha, então deputado federal e presidente da câmara.

O dinheiro teria sido enviado para ajudar na votação da Lei 5.095/2013, que reduziu o ICMS do querosene de aviação de 25% para 12%. Outro beneficiado da propina seria Tadeu Filippelli, vice-governador do DF e suplente de deputado federal na época dos crimes.

Avião Antonov An-225 Mriya
Antonov An-225 | Imagem: Dmitry A. Mottl

O nome Antonov é alusão à fabricante ucraniana, que produziu e opera o maior avião do mundo, o An-225 Myria, com capacidade de levar até 360 toneladas de querosene de aviação.

Em nota à CNN, a GOL informou que “a companhia permanece cooperando com as autoridades para prestar todas as informações necessárias“, já a LATAM informou que “não tem informações sobre esta investigação e que a empresa irá colaborar com as autoridades competentes.”

Com informações da Assessoria de Imprensa do MPDFT

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Começa amanhã a venda de passagens aéreas da nova empresa aérea...

0
O Grupo Lufthansa informa hoje que sua mais nova companhia aérea, a Lufthansa City Airlines, iniciará suas operações aéreas em 26 de junho.