
Mais uma caso de impacto em operações aeronáuticas causado por soltura de pipas próximo a aeroportos aconteceu nesta semana, envolvendo um avião de transporte de passageiros da Azul Linhas Aéreas.
Conforme as imagens que ilustram esta matéria, fornecidas ao AEROIN por uma pessoa que testemunhou a situação, um dos bimotores turboélices ATR 72-600 da companhia precisou de intervenção porque ficou com linha enroscada em seu grupo motopropulsor esquerdo durante a chegada ao destino.
A aeronave em questão é a registrada sob a matrícula PR-TKJ, e o fato ocorreu nesta segunda-feira, 18 de julho, no Aeroporto Estadual Dr. Leite Lopes, de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.
O ATR 72 cumpriu o voo AD-4382, proveniente do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), e após chegar ao pátio do Leite Lopes, precisou de intervenção por conta de linha de pipa enroscada na hélice e no bocal de entrada de ar do motor.
Conforme se nota pelas imagens, os acessos de manutenção do motor precisaram ser abertos para uma verificação da situação.




Como consequência, o PR-TKJ deveria partir às 15h25 de volta para Campinas, mas somente o fez com quase uma hora de atraso, decolando às 16h20.
Neste caso, felizmente, não houve mais consequências além do impacto na operação, porém, vale sempre ressaltar que a atividade nas proximidades de aeroportos gera riscos. A própria pipa ou a linha podem afetar a segurança do voo, ao serem ingeridas pelos motores ou enroscarem em partes críticas como superfícies de comando ou sensores de velocidade, levando a acidentes.