Operador de solo empurra avião até a cauda atingir outro da mesma empresa

Dois aviões Airbus A321neo foram danificados no aeroporto Noi Bai, em Hanói, no Vietnã, resultando em um com a cauda ligeiramente amassada e o outro com um arranhão logo acima do para-brisa.

Segundo reporta o portal local VTC News, o Sr. Tran Hoai Phuong, Diretor da administração do aeroporto, disse que o incidente aconteceu às 7h15 desta terça-feira, dia 2 de novembro.

No momento da colisão, o Airbus A321neo registrado sob a matrícula VN-A222, que faria um voo de Hanói para Phu Quoc, era retirado do estacionamento já com os passageiros embarcados, porém, durante o processo de movimentação da aeronave para a pista de taxiamento, a cauda colidiu com o Airbus A321neo de matrícula VN-A590. Ambos os aviões pertencem à companhia aérea Bamboo Airways.

O Sr. Phuong também disse que a colisão leve não causou danos relevantes, porém, todos os passageiros e tripulantes a bordo precisaram deixar a aeronave para mudar para outra, e ambos os jatos foram retirados de operação para uma verificação de manutenção quanto às condições.

“Reportamos à Autoridade de Aviação Civil do Vietnã e estamos investigando este incidente, pedindo às unidades relevantes que prestem atenção durante o processo de movimentação e operação de solo”, disse Phuong.

Segundo histórico das plataformas de rastreamento de voos, o VN-A590 havia pousado em Hanói na noite do domingo, dia 31 de outubro, e o VN-A222 teve seu último movimento captado nesta terça-feira na posição vista na imagem a seguir:

Imagem: FlightRadar24

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias