Órgão de Controle de Tráfego Aéreo, CINDACTA II visita plataformas marítimas na Bacia de Santos

Imagem: DECEA

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) informa que o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) realizou, no dia 04 de abril, visita técnica às plataformas marítimas (P77 e P70) da Petrobras.

A ação faz parte do projeto Melhorias nos Procedimentos de Navegação Aérea nas Bacias Petrolíferas – Áreas Oceânicas (PFF-008), um empreendimento do Programa SIRIUS do DECEA, coordenado pelo CINDACTA II, sob responsabilidade do Tenente-Coronel Especialista em Tráfego Aéreo Marcus Luiz Pogianelo.

Dentre os diversos objetivos, estão o incremento da segurança operacional e a estruturação do espaço aéreo na Bacia Petrolífera de Santos (BPS), área foco na etapa atual do empreendimento, que visa atender à crescente demanda Offshore e o desenvolvimento da região econômica do pré-sal brasileiro.

Participaram da visita o Comandante do CINDACTA II, Coronel Aviador Jano Ferreira dos Santos; o Subcomandante, Coronel Aviador Leonardo Machado Guimarães; o Chefe da Divisão de Operações, Tenente-Coronel Aviador Devilan Dutra Paulon Junior; e o Representante da Comissão PFF-008, Segundo-Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Wilson Rocha de Almeida.

A Bacia Petrolífera de Santos fica localizada na área oceânica ao Sul do estado do Rio de Janeiro e se estende até Santa Catarina, na qual ocorre um fluxo constante de helicópteros que transportam funcionários e equipamentos para as plataformas petrolíferas.

Na primeira plataforma visitada (P77), a equipe foi recebida pelo Gerente de Operações, Marcelo Passos, que conduziu o grupo para o briefing de segurança das instalações e apresentou as atividades e a funcionalidade da P77.

Em sua apresentação, o Consultor da Petrobras Thyago Silva falou sobre a origem do projeto das bacias oceânicas e ressaltou que o sucesso e os avanços alcançados são fruto do trabalho em equipe e das decisões colaborativas dos participantes do projeto, entre eles, o DECEA, a NAV Brasil, a Petrobras, as empresas de transporte e demais operadores.

Foi mostrado também o panorama das operações na Petrobras, a importância da integração das Bacias de Campos, de Santos e do Espírito Santo e o início dos trabalhos de prospecção na Região Norte do país (Oiapoque).

Após a visita às instalações, o Gerente de Operações, Sérgio Gama, apresentou o processo de extração, o tratamento e a destinação do petróleo realizado pela plataforma P70.

Em suas palavras de agradecimento, o Coronel Jano destacou a importância da Petrobras para o desenvolvimento do Brasil. “Todo cidadão brasileiro, caso tivesse a chance de conhecer de perto o trabalho realizado pelas plataformas, valorizaria ainda mais essa atividade e o que ela representa para a economia do país”, afirmou o Comandante do CINDACTA II.

De acordo com o DECEA, esse evento deixou clara a relevância do Projeto em relação ao envolvimento de diferentes instituições e à tomada de decisão colaborativa, o que será fundamental para a continuidade da reestruturação aérea e a integração dessa região de grande importância para a exploração de petróleo do Brasil.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Boeing lança site especial para defender o 787 das denúncias de...

0
O fabricante de aviões Boeing criou um site especial na internet para defender o modelo 787 Dreamliner contra novas acusações de segurança