Órgão que atua na prevenção e investigação de acidentes aéreos no Brasil faz 51 anos

No dia 17 de novembro de 2022, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), da Força Aérea Brasileira (FAB), celebrou a solenidade militar alusiva ao seu 51° aniversário. A cerimônia foi presidida pelo Ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, e contou com a presença de diversas autoridades militares e civis.

Na celebração foram entregues certificados e condecorações em homenagem e reconhecimento àqueles que contribuíram e continuam a contribuir com o bom funcionamento do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), entre eles o Major Aviador Fernando Lopes Da Silva, da Academia da Força Aérea; o Major Aviador Diogo Pinheiro de Albuquerque, do Comando de Preparo; e  o Sargento José Carlos Rosa Filho, do Comando de Preparo.

Foi agraciado, também, com a entrega da Medalha Militar, com passador de ouro, fazendo jus aos militares com 30 anos, o Coronel Aviador Robson Alexandre Flores da Silva. O Major Aviador Fernando Ferreira Pitrez Lombardi, Major Aviador Tiago Soares Bento, Major Aviador Leandro Richard Hilário e Major Aviador Felipe Caldoncelli Barra Melo receberam a medalha de 20 anos de bons serviços prestados.

Os contemplados com o Mérito SIPAER foram o Coronel Aviador Franz Luiz Matheus, 40 anos – platina e Tenente-Coronel Gizza Aparecida Rodrigues de Brito, 20 anos – prata, além do Suboficial Luiz Gustavo Bustamante Delmonte; Suboficial Carlos Antonio da Silva; Suboficial Marcio Marcelo Cunha da Silva; Suboficial Victor Sanches Morais Lana; Sargento Amilson Alexandre Alves Américo de Araújo; e Sargento João Cesário Freire Ribeiro, que receberam a homenagem de dez anos – bronze. O destaque funcional foi para a Sargento Bianca Fernandes Cavalcanti.

O Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, ao pronunciar as palavras da “Ordem do Dia” enalteceu o gigantesco desafio deste Centro em tornar seguro o transporte aéreo de toda sociedade, e ainda preservar meios materiais e humanos da Força Aérea.

Ao completar 51 anos de existência, o CENIPA continua a cultuar os valores que o tornaram referência nacional e internacional: integridade, transparência, respeito, independência, credibilidade e excelência” completou.

Criado pelo estado brasileiro, em 1971, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), tem como objetivo oferecer o melhor de seus serviços na prevenção e na investigação de acidentes aeronáuticos, atuando como órgão central e normativo do SIPAER.

Sinto-me honrado e agradecido pelo privilégio de liderar virtuosos homens e mulheres e estar à frente desta valorosa organização pautada na serenidade nos momentos de crise, profissionalismo em todas as atividades, estabilidade institucional, relacionamento harmônico com as demais organizações e sobretudo foco no nosso objetivo maior, a prevenção de acidentes”, proferiu o Brigadeiro Moreno.

Um dos destaques do aniversário desse ano foi o Coronel Aviador Franz Luiz Matheus, que recebeu uma homenagem pelos seus 40 anos de atuação em prol da segurança da aviação militar e civil brasileira ao longo da sua carreira.

Também estiveram presentes o Chefe do Centro Conjunto Operacional de Inteligência do Comando de Operações Aeroespaciais, General de Divisão Alexandre de Almeida Porto; o Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto; o Subdiretor de Contratos e Convênios da Diretoria de Economia e Finanças da Aeronáutica, Brigadeiro Intendente Antenor José Santos Margotto; entre outros Oficiais das diversas Instituições que integram a Força Aérea Brasileira e o Exército Brasileiro.

Informações da Força Aérea Brasileira

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias