Início Sem categoria

“Os Airbus A380 foram o nosso pior erro”, diz novamente Al Baker, da Qatar Airways

A Qatar Airways confirmou recentemente que aposentará seus superjumbos Airbus A380 quando a entrega de aeronaves mais econômicas como o A350 for retomada, uma notícia que decepcionou os jornalistas presentes ao Paris Air Show, como disse o Simple Flying. E nesse contexto, o CEO da Qatar Airways, Akbar Al Baker, voltou a dizer que os A380 foram o pior erro da companhia aérea, como já havia dito em 2021.

A transportadora com sede em Doha suspendeu sua frota de A380 no início da pandemia, mas retomou as operações em novembro de 2023, atendendo à demanda crescente. Com a disputa com a Airbus concluída e a entrega dos A350 retomada, em breve a empresa espera não precisar mais do maior avião de passageiros do mundo.

Atualmente, a Qatar Airways opera oito dos dez A380 em sua frota e não há planos para reativar os dois restantes. Esta decisão da companhia decorre principalmente do fato de que os aviões quadrimotores são grandes consumidores de combustível, algo que Akbar Al Baker descreveu como um mal fornecimento de emissões.

A Qatar Airways já assumiu grandes perdas financeiras com seus A380, assim não deseja obter mais retorno destes aviões. Para os passageiros, a notícia da aposentadoria encerra tanto com vantagens quanto desvantagens.

Embora o A380 seja conhecido por ser silencioso e confortável para voar, principalmente na classe econômica, ele não conta com a premium QSuite Business Class da Qatar Airways, mesmo se possuir assentos espaçosos e em bom estado de conservação. Por outro lado, a aeronave quadrimotor é também a única da frota que conta com um bar e uma cabine de primeira classe, mas ambos deixarão de existir junto com o A380.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile