Início Aviação Militar

Os dois mais famosos Jumbos do mundo já iniciaram a viagem a caminho do Brasil

US ANG photo by Tech. Sgt. Matt Hecht (Foto do Sargento Técnico Matt Hecht – Guarda Aérea Nacional dos EUA)

Os mais conhecidos e famosos aviões Jumbos do mundo estão no ar, numa viagem que terá como destino o Brasil antes do retorno aos EUA, podendo marcar a última visita do tipo no país.

Os dois Boeings 747-200 modificados para o serviço presidencial americano, que receberam a designação VC-25A, estão neste momento voando de Washington D.C. para Lima, no Peru.

A bordo de um deles, de matrícula 92-9000 e indicativo de chamada no rádio Air Force One, está Joe Biden, Presidente dos EUA, e na outra aeronave, voando apenas 1.000 pés (340 metros) abaixo, está o outro VC-25A, de matrícula 82-8000, levando o restante da comitiva americana.

No país andino, o presidente americano participará do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, seguindo depois para o Brasil no domingo, dia 17 de novembro, onde a primeira parada será em Manaus, para uma agenda em locais na Amazônia.

Já no dia 19 de novembro, terça-feira, os dois 747 seguirão para o Rio de Janeiro, onde Biden participará da reunião da cúpula do G20. No dia 20 de novembro, o Air Force One irá embora acompanhado do outro Jumbo.

No Rio, também é esperada a chegada do C-32A, o Boeing 757-200 presidencial, mas levando Antony Blinken, o secretário de estado dos Estados Unidos.

Considerando que os 747-200 irão sair do serviço presidencial americano em 2027 para entrada do 747-8, e que o presidente eleito Donald Trump não é muito próximo do presidente brasileiro Lula, que estará no Planalto ao menos até 2026, é bem possível que esta seja a última viagem do VC-25A ao Brasil.

No momento de publicação desta reportagem, os aviões estão sobrevoando o Oceano Atlântico rumo ao Peru, e você pode acompanhá-los em tempo real clicando aqui e aqui.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Sair da versão mobile