Os dois primeiros aviões cargueiros da história da Gol estão quase prontos na China

Os primeiros dois Boeing 737-800F (cargueiros) da história da Gol Linhas Aéreas já estão quase prontos em Xangai (China). As aeronaves, que voaram anteriormente na própria empresa, foram repassadas temporariamente à General Electric, para que fosse feita a conversão de passageiros para carga, antes de retornarem ao Brasil.

As aeronaves em questão terão as marcas PS-GFA (msn 34279, ex-PR-GTF) e PS-GFB (msn 34965, ex-PR-GTP), e a expectativa é que aterrissem em Belo Horizonte em julho de 2022. Os aviões partiram para a China entre outubro e dezembro do ano passado.

Parceria

Em abril de 2022, a Gol Linhas Aéreas anunciou a assinatura de um acordo histórico entre seu negócio de logística GOLLOG e o Mercado Livre. O contrato entre as empresas tem duração de 10 anos e prevê uma frota dedicada de cargueiros composta por seis Boeing 737-800 BCF (aviões convertidos a cargueiros), que devem iniciar as operações durante o 2º semestre de 2022. Existe também a opção de adicionar outras seis aeronaves de carga até 2025.

Os aviões destinados à operação fazem parte da frota atual da GOL e passarão por um processo de conversão para cargueiros, sendo designados como 737-800 BCF (Boeing Converted Freighter), equipamentos inovadores em termos de carga e eficiência, com capacidade de 24 toneladas.

Finalizados, terão a cor e a logomarca do Mercado Livre. A GOL Aerotech, unidade de negócios da Companhia especializada em manutenção, reparos e revisões de aeronaves e componentes, a maior da América Latina, está em processo de certificação para executar integralmente as conversões das próximas aeronaves em seu centro de manutenção em Confins-MG.

Com as operações exclusivas para o Mercado Livre, a GOL espera gerar diretamente 100 novas vagas de trabalho e aproximadamente 90 posições indiretas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Avião monomotor que pertenceu ao Comandante Rolim estará exposto na Labace

0
A TAM Aviação Executiva, relevante ator no mercado de aviação executiva no país, levará para a Labace 2022 algumas das mais modernas