Início Empresas Aéreas Os enormes Airbus A380 já voltam a levar passageiros em 19 rotas,...

Os enormes Airbus A380 já voltam a levar passageiros em 19 rotas, saiba quais são elas

Airbus A380 – Imagem: pixabay

A vacinação contra a Covid-19 vai avançando pelo mundo e, como consequência, a aviação começa a apresentar sinais vigorosos de retomada na demanda doméstica por viagens de passageiros. Os mercados internacionais, por outro lado, ainda sofrem com restrições de fronteiras devido a diversos países atrasados no controle da pandemia, porém, certos mercados voltam a ganhar demanda mesmo diante das limitações.

Com isso, grandes aviões já começam, mesmo que timidamente, a ser escalados para voltar a transportar passageiros, como no caso dos Boeings 747-8I da Lufthansa que vimos nos últimos dias.

E até os gigantes Airbus A380 que, devido a sua quantidade elevada de assentos, sofrem ainda mais em meio à baixa procura dos passageiros, começam a ser novamente empregados em certas rotas de maior demanda pelas empresas aéreas que não optaram por retirá-los definitivamente de operação, como fizeram algumas.

Assim, avaliamos dados da plataforma de inteligência Cirium para verificar onde já existirão exemplares do grande avião de dois andares transportando passageiros pelo mundo neste mês de junho e quais são as companhias aéreas responsáveis pelos serviços.

Rotas do A380 pelo mundo em junho de 2021 – Fonte: Cirium

Segundo o planejamento das companhias aéreas apresentados pela Cirium, quatro delas realizarão voos em 19 rotas para destinos na América do Norte, Europa, África, Ásia e Oceania. São elas a Emirates, a China Southern, a Korean Air e a Asiana.

Emirates

A Emirates, como era de se esperar, detém a maioria dos voos do A380 com sua enorme frota de mais de 100 exemplares do modelo, embora ainda com a maior parte deles estocada. São 12 destinos que contarão com os serviços de passageiros do “Superjumbo”.

Avião Airbus A380 Emirates
Imagem: Emirates

Partindo de seu hub em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a Emirates voará para:

– Nova York-JFK (Estados Unidos);
– Londres-LHR (Inglaterra);
– Manchester (Inglaterra);
– Paris-CDG (França);
– Viena (Áustria)
– Frankfurt (Alemanha);
– Cairo (Egito);
– Moscow-DME (Rússia);
– Amman (Jordânia);
– Bahrain (Bahrain);
– Jeddah (Árabia Saudita); e
– Guangzhou (China).

Rotas dos A380 da Emirates em junho de 2021 – Fonte: Cirium

China Southern

A segunda colocada em maior número de rotas com o grande avião da Airbus é a China Southern Airlines, mas com apenas a metade dos destinos da Emirates.

Avião Airbus A380 China Southern Airlines
Imagem: Melv_L – MACASR / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

A empresa chinesa voará de seu hub em Guangzhou para:

– Amsterdam (Holanda);
– Paris-CDG (França);
– Vancouver (Canadá);
– Los Angeles (Estados Unidos);
– Melbourne (Austrália); e
– Tóquio-NRT (Japão).

Rotas dos A380 da China Southern em junho de 2021 – Fonte: Cirium

As duas companhias aéreas sul-coreanas citadas, por sua vez, ainda estão “tímidas” na volta do uso do Airbus A380 nos serviços de passageiros.

Korean Air

A Korean Air, mundialmente famosa por sua pintura na cor azul e seu emblema que lembra o símbolo da fabricante de bebidas Pepsi, tem programados voos em apenas uma rota.

Com o grande jato, ela partirá do aeroporto de Seul-ICN, na capital da Coreia do Sul, para Guangzhou (China).

Rota dos A380 da Korean Air em junho de 2021 – Fonte: Cirium

Asiana

Por fim, a Asiana Airlines também realizará serviços com o A380 em uma única rota.

A companhia voará de Seul-ICN para Miyazaki (Japão).

Rota dos A380 da Asiana em junho de 2021 – Fonte: Cirium

Os serviços do Airbus A380 ao Brasil, que eram realizados pela Emirates entre Dubai e Guarulhos (SP), continuam programados para o mês de novembro de 2021 desde a última decisão da companhia aérea por adiar o retorno do modelo à operação.