
O ministro da Defesa da Eslováquia, Jaro Nad, informou que os primeiros quatro caças MiG-29 Fulcrum doados por seu país já foram transferidos para mãos ucranianas, informa o Aviacionline, baseado em uma publicação do político nas redes sociais.
Em 17 de março, a Eslováquia e a Ucrânia assinaram um acordo para a transferência de 13 MiG-29 Fulcrum, bem como sistemas de mísseis antiaéreos SA-6 (“Gainful”, codinome da OTAN), a fim de fortalecer a capacidade de defesa aérea de Kiev.
Estes quatro aviões de combate serão imediatamente operados pela Força Aérea Ucraniana, e somam-se aos quatro MiG-29 que serão transferidos em breve pela Polónia, que também decidiu entregar vinte unidades no total.
Em troca do MiG-29 cedido à Ucrânia, Washington e Bratislava concordam em negociar uma dúzia de helicópteros de combate AH-1Z viper e 500 mísseis antitanque Hellfir e, com um desconto muito significativo.
As funções de defesa aérea que os MiG-29 eslovacos cumpriram até sua retirada (por falta de peças sobressalentes para os manter em voo), serão asseguradas por aviões de combate poloneses e checos, ao abrigo de um acordo tripartido de assistência militar, concebido para que Bratislava pudesse entregar sobre sua frota de caças Fulcrum para a Ucrânia e poderia esperar com calma a chegada de seus futuros F-16 Block 70s.
First 4 Slovak #MiG29s handed over to #Ukraine. May they save many #lives and help Ukraine defend its land and infrastructure against Putin’s aggression! Our support will continue as long as needed. @oleksiireznikov @Slovakia_NATO @DefenceU @NATO @ZelenskyyUa #WeAreNATO pic.twitter.com/IvPb2jJ247
— Jaro Nad (@JaroNad) March 23, 2023