OTAN dá boas-vindas à frota própria de aviões-tanque Airbus A330

A Aliança do Tratado do Atlântico Norte, a OTAN, anunciou hoje o início dos voos da sua frota orgânica de jatos Airbus A330.

Divulgação – Airbus

Ao todo, cinco nações participam deste projeto: Bélgica, República Checa, Alemanha, Luxemburgo e Noruega, que compreende ao todo 10 aeronaves A330 MRTT, a versão militar do jato de voos longos da Airbus, modificado para poder fazer reabastecimento em voo e o transporte estratégico de cargas, tropas e feridos, se necessário.

Somente no ano passado, a frota de A330 MRTT de membros da OTAN voou mais de 500 missões, abastecendo centenas de caças para manter o espaço aéreo aliado seguro. Essas aeronaves também apoiaram a evacuação de civis e refugiados da Afeganistão, foram deslocadas para o Indo-Pacífico para exercícios com parceiros-chave da OTAN, incluindo a Austrália, e mais tarde neste ano elas serão enviadas ao Oriente Médio para apoiar operações contra o ISIS.

A diferença agora é que os países membros não tem um A330 MRTT ou aeronave similar orgânica em sua frota e farão um compartilhamento das 10 aeronaves com tripulação mista. Cada membro terá direito a uma parcela das horas de voo anuais dos jatos, além de dividirem uma parte dos voos em missões conjuntas.

Atualmente, sete aeronaves da frota entrarão em serviço. Mais duas devem se juntar em 2024, com a décima aeronave programada para entrega no final de 2026. Elas ficarão baseadas em Eindhoven nos Países Baixos.

Pela Assessoria de Imprensa da OTAN

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Aproxima-se a 36ª Conferência de Serviços de Assistência em Solo da IATA,...

0
A 36ª IGHC se concentrará na integração de práticas mais sustentáveis ​​em todos os aspectos das operações de assistência em solo.