Ouça a comunicação por rádio da Esquadrilha da Fumaça em sua volta aos treinos

Para que possa encantar multidões por todo o Brasil com suas manobras de tirar o fôlego, os experientes pilotos do Esquadrão de Demonstrações Aéreas (EDA) da Força Aérea Brasileira, popularmente chamado de Esquadrilha da Fumaça, passam muitas horas do ano treinando.

Neste ano de 2022, a equipe da Fumaça retomou sua rotina de treinos no dia 31 de janeiro, mas as condições meteorológicas no interior de São Paulo apenas permitiram um retorno aos céus nesta quarta-feira, 2 de fevereiro.

A equipe do canal AFAC do YouTube, que monitora o movimento de aeronaves no interior paulista e, em especial, os voos da Esquadrilha, conseguiu capturar o áudio do piloto-líder do Esquadrão com o controle de tráfego aéreo local. Ao longo de um minuto de 53 segundos, é possível ouvir a fraseologia empregada em uma parte do voo dos fumaceiros.

A breve gravação é capaz de nutrir a esperança nos amantes da aviação, que esperam ver brevemente os shows aéreos de volta e a Fumaça marcando os céus. Atualmente, as demonstrações estão suspensas em razão das restrições sanitárias.

Novo comandante

No dia 15 de dezembro, ex-integrantes, autoridades civis e militares, convidados e amigos da Esquadrilha da Fumaça puderam acompanhar a Cerimônia de Passagem de Comando do Esquadrão. Após dois anos como Comandante, o Tenente-Coronel Aviador Marcelo Franklin Rodrigues passou o comando para o Tenente-Coronel Aviador Daniel Garcia Pereira.

A cerimônia militar foi presidida pelo Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares que, coincidentemente, também foi Comandante da Fumaça em 2005 e 2006. Na ocasião também estiveram presentes o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, além de outras autoridades militares e civis da região.

Para conhecer mais sobre a Esquadrilha da Fumaça, acesse o seu site www.fab.mil.br/eda. Também é possível acompanhar o dia a dia da equipe, seguindo a Fumaça no Instagram, Facebook e Twitter, além de acessar vídeos no canal do YouTube e fotos em alta resolução no Flickr.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Aeroporto de Porto Velho terá exposição de famoso artista plástico a...

0
A proposta da exposição é oferecer aos passageiros e visitantes uma experiência única, impactando positivamente sua viagem.