Como mostrado mais cedo pelo AEROIN, dois aviões da LATAM foram danificados na manhã desta terça-feira, 3 de dezembro, em uma colisão no pátio do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP).
Na ocorrência, o Airbus A320neo de matrícula PR-XBG, que tem a pintura com as cores do Brasil, taxiava para decolagem cumprindo o voo LA3004, quando sua asa direita atingiu a cauda do A319 de matrícula PT-TMA, que estava sendo afastado da ponte de embarque para fazer o voo LA3176.
E embora mais cedo já houvesse um vídeo de como ocorreu a colisão, agora há também uma gravação acompanhada da frequência de comunicação do solo de Congonhas, na qual os pilotos dos dois aviões se comunicavam com a controladora de tráfego aéreo.
Acompanhe a seguir as cenas publicadas pelo canal “Golf Oscar Romeo” (Nota: o áudio não está em total sincronia com a imagem, de forma que já é possível ouvir um dos pilotos falando sobre a colisão alguns segundos antes do contato entre as aeronaves):
Como visto nas cenas acima, a controladora autorizou o voo 3176 a fazer o “pushback” (ser empurrado para trás) e depois chamar para o taxiamento. Em seguida, autorizou o voo 3004 a taxiar pela taxiway M (“Mike”) até a taxiway L (“Lima”), e ficar atendo à necessidade de fazer um desvio na área onde a M está em obra.
Instantes depois, o piloto do 3004 solicitou se poderia taxiar pela N (“November”), ao que foi autorizado pela controladora.
As taxiways N e M são paralelas, sendo que a N fica próxima aos aviões (onde o 3004 estava parado) e a M fica próxima ao gramado, para onde ele deveria ter ido pela instrução dada antes do seu pedido de seguir pela N. A imagem a seguir mostra onde ficam as duas taxiways:
Na sequência, o 3004 é visto fazendo seu taxiamento pela N e, instantes depois, o 3176 sendo empurrado para trás. Nota-se que o operador do veículo de reboque começou a puxar o 3176 de volta para a posição, possivelmente porque viu o 3004 se aproximando. Entretanto, não houve tempo suficiente, e o A320neo atingiu a cauda do A319.
Em nota, a concessionária Aena Brasil, que administra o Aeroporto de Congonhas, informou o seguinte:
“Nesta terça-feira (3), por volta das 8h25, ocorreu um incidente no pátio do Aeroporto de Congonhas (SP), envolvendo duas aeronaves da Latam. Durante o procedimento, a ponta da asa de uma aeronave com destino a Campo Grande (MS) entrou em contato com a cauda de outra, que seguiria para Brasília (DF).
O incidente ocorreu em baixa velocidade, sem registro de feridos. Os passageiros desembarcaram com segurança e receberam atendimento pela equipe da Latam. A Aena Brasil informa que as operações do aeroporto seguem normalmente, sem impactos na programação de voos.”
Mais informações e imagens sobre a ocorrência e os danos podem ser vistas na matéria anterior clicando aqui.
Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.