Ouça o momento em que o piloto avisa que chamará a polícia se alguém estiver em pé no pouso

Bahnfrend, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia

Uma cena interessante está rodando a rede mundial de computadores desde ontem, mostrando o piloto de uma aeronave da Singapore Airlines falando aos passageiros sobre o motivo de ter desistido de pousar com a aeronave no aeroporto internacional Changi. O voo era procedente de Denpasar, na Indonésia e operado, aparentemente, por uma aeronave Boeing 787.

Diferente da maioria das arremetidas, que são motivadas por aproximações desestabilizadas ou fatores climáticos como vento ou falta de visibilidade, desta vez o piloto atribuiu a execução do procedimento de segurança ao fato de haver passageiros em pé e sem cinto de segurança afivelado no momento do pouso. Ele teria sido avisado pela tripulação.

O vídeo (abaixo) mostra o momento em que o piloto vai ao alto-falante para dar a notícia. Ele parece bastante incomodado com a situação e ameaça chamar a polícia.

“Senhoras e senhores, aqui é seu comandante falando. Nós decidimos descontinuar a aproximação para o aeroporto de Changi e isso porque eu fui informado de que há passageiros que não estão sentados e com cintos de segurança afivelados. Nós somos legalmente proibidos de pousar o avião se a cabine não está preparada. Estamos agora virando para iniciar uma nova aproximação e, se tivermos outro problema vamos chamar a polícia”, disse o piloto.

As cenas foram gravadas por um passageiro a bordo da aeronave, como podem ser assistidas abaixo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias