Ouça o que disse o comandante do voo ao desviar o avião devido a uma intoxicação do copiloto

Um voo acabou sendo desviado após possível intoxicação alimentar do piloto por conta da comida a bordo da aeronave.

Foto por jounigripen

O caso aconteceu semanas atrás, no dia 16 de outubro, mas o áudio da comunicação entre o comandante e a torre de controle só foi divulgado ontem, pelo canal VAS Aviation, que sempre acompanha situações atípicas na aviação, mostrando a comunicação aérea.

Durante o voo da TUI Airlines UK, de Doncaster, no norte da Inglaterra, para Melbourne, cidade vizinha de Orlando, na Flórida, o copiloto da aeronave passou mal e o comandante precisou desviar a aeronave para Bangor.

Bangor é uma cidade que fica no estado americano de Maine, e apesar de ter apenas 30 mil habitantes, é bastante conhecida na aviação mundial. Na cidade está o aeroporto americano de grande porte mais próximo da Europa, capaz de receber praticamente qualquer tipo de avião. Com essa proximidade, ele acaba sendo a primeira opção para desvios de voo que cruzam o Atlântico com emergência ou algum problema a bordo, junto do aeroporto de Gander, que fica mais ao leste, mas está no Canadá.

Segundo a conversa entre piloto e a torre, o comandante informa que o copiloto está “incapacitado” e sem condições de cumprir com suas tarefas. Os serviços de emergência são acionados e os controladores perguntam se tem outro piloto na aeronave. O comandante afirma que não, diz que o copiloto está sendo atendido pelos comissários de voo enquanto ele voa a aeronave e que ele teria sido intoxicado após se alimentar.

O comandante também solicita que o copiloto seja levado a um hospital e, por causa disso, afirma que o avião não sairá de Bangor sem o seu “ala”, sendo que o Boeing 787 é encaminhado para o terminal de passageiro, para que o voo possa ser desembarcado.

Apesar do susto, o comandante consegue pousar com a aeronave em segurança e o copiloto é encaminhado ao hospital. Dados da plataforma RadarBox mostram que o 787 foi para Orlando no dia seguinte.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Boeing lança site especial para defender o 787 das denúncias de...

0
O fabricante de aviões Boeing criou um site especial na internet para defender o modelo 787 Dreamliner contra novas acusações de segurança