Ouça o que disse o piloto aos viajantes após flutuarem em voo para Foz do Iguaçu

Região em que a aeronave passava quando houve a forte turbulência

Passageiros do último voo da chilena JetSMART para Foz do Iguaçu nesta temporada, realizado no último domingo, 24 de abril, passaram por momentos de tensão a bordo, devido a severas turbulências de céu claro.

Segundo relatado ao AEROIN por um dos passageiros, que frequentemente faz viagens aéreas na mesma rota, ele nunca havia presenciado uma turbulência tão forte quanto essa, que chegou a fazer o corpo flutuar sobre o assento, segurado apenas pelo cinto.

O fato se deu a bordo do Airbus A320 de matrícula CC-AWD, quando passava sobre a Cordilheira dos Andes enquanto fazia o voo JA-560, de Santiago do Chile para Foz do Iguaçu. O serviço do domingo foi o último desta temporada na rota, que se iniciou em 31 de outubro de 2021.

“O avião parecia que ia cair em cima das cordilheiras! Muitas pessoas passaram mal. Foi assustador! Parece que o avião caiu de altitude muito rápido, éramos impulsionados para cima, o cinto de segurança impedia de sermos lançados”, descreveu o viajante.

Por sinal, segundo é possível ouvir no vídeo a seguir, disponibilizado ao AEROIN pelo próprio passageiro, após o Airbus A320 chegar à altitude de cruzeiro de 37 mil pés (cerca de 11.300 metros), o comandante conversou com os passageiros sobre a turbulência experimentada naquele voo:

Conforme o vídeo acima, o piloto comenta que o voo passou por uma turbulência mais forte do que é comum de acontecer e que se tratou de uma ocorrência de céu claro, ou seja, que não é possível de se prever por não estar associada a mau tempo, mas que a aeronave e a tripulação estão preparadas para passar por uma situação como essa.

Ele também afirma que, apesar do desconforto causado, em nenhum momento esteve afetada a segurança de voo.

Dados das plataformas online de rastreamento mostram grandes variações de parâmetros de voo enquanto o Airbus A320 passava sobre a Cordilheira dos Andes durante a subida:

Registro do voo do domingo – Imagem: FlightRadar24

Apesar da situação, não há relatos de que algum passageiro ou tripulante tenha se ferido.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias