Ouça o que disse o piloto do B787 quando percebeu que errou a saída após pousar

A aeronave parada na taxiway errada – Imagem: FlightRadar24

Em 16 de março, o AEROIN publicou as informações de um incidente em que os pilotos de um Boeing 787 se enganaram no momento de livrar a pista após o pouso e acabaram presos em uma via de taxiamento.

Na ocasião, em 12 de março, a aeronave 787-9 de matrícula PH-BHE, da companhia KLM, pousou pela pista 33R do aeroporto de Kuwait City, no Kuwait, e os pilotos utilizaram a saída rápida E5, porém, devido a obras na próxima taxiway do caminho, a E5 estava fora de operação.

Com isso, foi necessário o auxílio de um veículo de reboque para empurrar o Boeing 787 de volta para a pista, e o voo que havia pousado com 13 minutos de antecedência teve seu desembarque com cerca de 30 minutos de atraso em relação ao horário padrão.

Agora, um vídeo publicado no meio da última semana mostra como foram as mensagens dos pilotos e dos controladores de tráfego aéreo no momento em que aconteceu o incidente.

A seguir, acompanhe a gravação apresentada pelo canal VASAviation do YouTube (você pode utilizar o menu no canto do player para adicionar legendas automaticamente traduzidas para português). Abaixo do vídeo, disponibilizamos a transcrição da maior parte das mensagens.

A gravação começa com o momento em que um dos pilotos do voo 497 da KLM informa ao controlador que está livrando a pista 33R, e recebe a orientação para chamar a frequência de solo (121.7) assim que sair da pista para a taxiway E9. Nesse momento, conforme a animação do vídeo, o Boeing 787 já estava ingressando equivocadamente na taxiway E5.

Em seguida, o piloto chama o controlador na frequência de solo, porém, durante sua mensagem, faz uma rápida pausa ao perceber que estava na via errada. Ele então continua, já informando que estava na E5.

O controlador de solo imediatamente solicita que o piloto retorne para a frequência da torre de controle.

Ao retornar, o piloto informa: “Torre, KLM497, nós livramos na E5 e, podemos ver agora, cometemos um engano”.

O controlador então pergunta se eles poderiam, por gentileza, retornar à pista. Como resposta, o piloto questiona se existe área pavimentada à esquerda ou à direita da taxiway.

A resposta do controlador, após não entender exatamente o que o piloto perguntava, foi que ele não tinha visão da posição da aeronave, portanto, mandaria um veículo de segurança até o local para avaliar.

Em seguida, é possível ouvir o piloto de outra aeronave informando que estava se aproximando para pousar pela pista 33R, e então o controlador respondendo que a pista estava bloqueada e que seria necessário alterar a aproximação para a pista ao lado, a 33L.

Voltando ao piloto da KLM, o controlador agora informa: “KLM497, agora o veículo de reboque vai até você”.

Trinta minutos depois, com o veículo já fazendo o “pushback” (empurrar para trás) do Boeing 787 de volta para a pista, o controlador pergunta se os pilotos seguirão taxiando normalmente ou se precisarão ser tratorados até o pátio, ao que o piloto responde que seguirá taxiando.

Ao final, o piloto agradece: “muito obrigado por sua paciência”.

Para acessar novamente todos os detalhes da ocorrência, publicados no dia 16 de março, clique aqui.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias