Ouça o que disse uma passageira após ver chamas saindo do motor do avião ao decolar

Cenas dos dois vídeos apresentados nesta matéria

Uma passageira publicou um vídeo comentando sobre como foi a experiência da ocorrência em que presenciou e filmou, nesta semana, faíscas e chamas saindo do motor direito do avião logo após sair do solo.

No incidente, ocorrido na última terça-feira, 28 de junho, o Boeing 737-800 registrado sob a matrícula N957AM, da companhia Aeromexico, partia do Aeroporto de Guadalajara, no México, no voo AM-652 para Chicago, nos EUA, às 07h48 da manhã do horário local.

Logo quando deixava a pista na decolagem, houve um “bird strike” (colisão com pássaro) com ingestão da ave pelo motor, causando consideráveis danos, resultando nas emissões vistas na gravação da passageira Dany Maravilla.

Nos dois vídeos disponibilizados abaixo, primeiro é possível ver o momento do incidente, acompanhado da fonia das comunicações entre o piloto e o controlador de tráfego aéreo.

Nota-se que, devido ao problema com o propulsor direito, foi declarado “May Day, May Day”, indicando uma situação de emergência que pode requerer atenção do controle de tráfego e das equipes de apoio de solo. O piloto informa sobre o bird strike e sobre a intenção de retornar para um pouso no aeroporto de Guadalajara.

Já no segundo vídeo, a passageira fala sobre sua experiência. Ela comenta que, ao ver as chamas e ouvir as pessoas ao redor sussurrando, imaginou que algo não estava normal, mas que não houve nenhum comportamento de pânico a bordo.

Ela ainda brinca, rindo: “Todos estávamos talvez pensando que nós iríamos morrer, mas realmente sem transmitir isso”.

Dany diz que, pouco depois, o comandante informou sobre o problema com o motor número 2 e o retorno para pouso na origem. Ela destaca que tanto os pilotos quanto os comissários demonstraram muita tranquilidade.

Cerca de 30 minutos depois, ao ter subido até menos de 10 mil pés (3.000 metros) de altitude e desligado o motor danificado, o avião pousava de volta pela 29 de Guadalajara sem nenhum problema adicional.

Após algum tempo e tendo recebido um vale para café da manhã, os passageiros foram informados que voariam apenas na manhã seguinte e foram levados a um hotel.

A seguir, estão uma imagem de como ficou o “fan” (ventilador frontal do motor) em decorrência da ingestão da ave e os dois vídeos acima descritos.

@dany.maravilla Mismo avion que el del sonido original, diferente punto de vista jaja. #aeromexico #guadalajara #gdl #fyp ♬ sonido original – planesphotographers

@dany.maravilla Reply to @luissitin ♬ original sound – Dany Maravilla283

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Macaé recebe Programa Sirius do DECEA para melhoria na navegação aérea...

0
O principal objetivo é aprimorar os serviços de navegação aérea nas bacias petrolíferas, especialmente nas Bacias de Santos e Espírito Santo.