Ouça o que o Ministro Tarcísio falou dos aeroportos de Natal e Campinas nesta semana

Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP)

O Ministro da Infraestrutura do Brasil, Tarcísio Gomes de Freitas, voltou a falar nesta semana sobre aspectos dos aeroportos de Natal, localizado em São Gonçalo do Amarante (RN), e de Viracopos, localizado em Campinas (SP).

Em entrevista à Fitch Ratings, o responsável pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra) comentou sobre o que torna atrativos os dois terminais aeroportuários que serão relicitados em breve, após suas concessionárias terem optado por devolvê-los ao governo ao invés de prosseguirem com o longo contrato de concessão.

No sucinto trecho da entrevista reproduzido pela Secretaria Nacional de Aviação Civil, subordinada ao MInfra, Tarcísio destaca que o aeroporto potiguar tem dois pontos relevantes.

Um deles é a vocação do Rio Grande do Norte para o turismo, que gera uma movimentação diferenciada para o terminal. O outro ponto é o fato de que quem assumir o Aeroporto Governador Aluízio Alves terá a vantagem de todo o investimento em modernização já ter sido feito, além de contar com um modelo de contrato de concessão remodelado para os novos padrões definidos após os aprendizados com todas as demais concessões feitas até agora.

Aeroporto de Natal, em São Gonçalo do Amarante (RN) – Imagem: Portal da Copa / CC BY 3.0 BR, via Wikimedia Commons

Quanto ao terminal paulista, o Ministro também traz dois aspectos. Em primeiro lugar, ele lembra que Viracopos é o aeroporto com maior vocação cargueira no país, tendo inclusive apresentado grande crescimento neste segmento durante a crise que afetou a aviação nos últimos dois anos.

Em segundo lugar, Tarcísio prevê que o terminal campineiro deverá ser em um momento posterior a alternativa para absorver a demanda de passageiros excedente quando o aeroporto de Guarulhos chegar à sua saturação.

Acompanhe no vídeo a seguir o rápido trecho da entrevista:

Para mais informações sobre a relicitação do aeroporto de Natal, clique aqui.

Para o caso da relicitação do aeroporto de Campinas, clique aqui.

Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias