Outro avião dá alerta e piloto arremete duas vezes ao tentar pousar em Porto Alegre

A trajetória do voo devido às duas arremetidas em Porto Alegre – Imagem: FlightRadar24

Na manhã desta sexta-feira, 20 de maio, o AEROIN apresentou a situação ocorrida na noite da quinta-feira, 19, em que os pilotos de dois aviões da Latam precisaram arremeter durante a aproximação para a cabeceira 29 do aeroporto de Porto Alegre, porque receberem aviso do sistema de alerta de proximidade do solo de suas aeronaves.

Na ocasião, ficava a dúvida se havia um problema com o funcionamento dos sistemas da pista do aeroporto, cujo aumento de comprimento na direção da cabeceira 29 foi liberado para uso nesta quinta-feira, ou se seria algo com os aviões da Latam, já que os equipamentos das demais empresas aéreas não apresentaram tais avisos de risco de colisão com o solo.

A companhia informou ao AEROIN apenas que “por motivos operacionais, os voos (…) arremeteram no aeroporto Salgado Filho na noite desta quinta-feira (19), e após um período de sobrevoo, pousaram em total segurança (…)”, e também que “A companhia ressalta que a arremetida é um procedimento padrão de segurança na aviação. A segurança é um valor imprescindível para a LATAM e todas as suas decisões visam garantir uma operação segura.

Na tarde desta sexta-feira, no entanto, mais uma equipe de pilotos da Latam precisou efetuar duas arremetidas pelo mesmo motivo, e dessa vez com a confirmação de que é há uma dificuldade do software da aeronave com a operação pela nova posição da cabeceira.

Neste caso de hoje, ao realizar a primeira arremetida, mais uma vez através da transmissão ao vivo do canal “Camera Aeroporto Salgado Filho” no YouTube, foi possível ouvir o piloto do voo afirmando que o motivo foi aproximação não estabilizada, quando questionado pelo controlador de tráfego da torre do aeroporto.

Em seguida, o controlador ainda perguntou se seria por alerta de proximidade com o solo, e o piloto confirmou.

Após cerca de 10 minutos, uma nova aproximação foi efetuada, mas, novamente, houve a arremetida há poucos segundos do pouso. Ao controlador da torre de Porto Alegre o piloto informou que o motivo dessa nova desistência do pouso foi o mesmo da primeira.

Dois minutos depois, já em contato com a controladora de tráfego aéreo do controle de aproximação, o piloto foi questionado por ela sobre o motivo das duas arremetidas. A reposta foi que o software da aeronave não entende a posição em que a cabeceira está agora.

Detalhes do voo – Imagem: FlightRadar24

Mais 10 minutos depois, a terceira aproximação para a mesma cabeceira foi concluída com um pouso em segurança.

Vale ressaltar que os demais voos de outras companhias e até da própria Latam, que fizeram aproximações para a cabeceira 29 ao longo do dia, completaram seus pousos normalmente, portanto, aparentemente, apenas algumas aeronaves da companhia apresentam a dificuldade do software em lidar com a mudança na pista.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Avião em pouso por instrumentos voa na direção da torre de...

0
Um Boeing 737 da Southwest acabou arremetendo e passando muito perto da torre de controle do Aeroporto em Nova York.