Início Aviação Militar

Outro KC-30 da FAB chegou a Roma, e o 1º já partiu de lá para Tel Aviv, para iniciar a repatriação de brasileiros

Imagem: Força Aérea Brasileira

Como amplamente repercutido desde o domingo, a Força Aérea Brasileira (FAB), em coordenação com os Ministérios da Defesa e Relações Exteriores, foi acionada para repatriar brasileiros que estão em Israel.

Com isso, na segunda-feira, 9 de outubro, uma aeronave KC-30 (matrícula FAB 2901) pousou em Roma, na Itália, às 07h50 do horário local (02h50 horário de Brasília), proveniente de Natal (RN). O voo teve a duração de 9 horas.

No mesmo dia da chegada a Roma, a segunda aeronave KC-30 (matrícula FAB 2902) para repatriar brasileiros em Israel decolou de Brasília (DF) às 16h20 (horário local), e também já chegou a Roma nesta manhã de terça-feira, 10 de outubro, transportando cinco profissionais de saúde (dois médicos, dois enfermeiros e um psicólogo) da FAB para auxiliar no resgate.

O momento do encontro dos dois aviões hoje em Roma, às 08h00 do horário local (04h00 de Brasília), é mostrado pela FAB no vídeo a seguir:

Pouco menos de 3 horas após a chegada do segundo KC-30, o primeiro deles já partiu de Roma para o primeiro voo rumo a Israel. A decolagem ocorreu hoje às 11h44 do horário local (06h44 de Brasília):

O primeiro KC-30 voando para Israel, no momento da publicação desta matéria – Imagem: FlightRadar24

O destino da aeronave é Tel Aviv, cidade na costa israelense do mar Mediterrâneo, onde os cidadãos devem embarcar conforme definições do Ministério das Relações Exteriores.

Depois, o primeiro voo de volta ao Brasil deve acontecer ainda nesta terça-feira, 10 de outubro, sendo que a decolagem da cidade israelense está prevista para às 17h00 do horário de Tel Aviv (11h00, horário de Brasília).

Segundo a FAB, na ação interministerial, denominada Operação Voltando em Paz, estão disponíveis ainda dois KC-390 Millennium.

Sair da versão mobile