Início Mercado Pablo Air faz o primeiro voo integrado com ATM-UTM do mundo; entenda

Pablo Air faz o primeiro voo integrado com ATM-UTM do mundo; entenda

Foto: Pablo Air

A empresa de logística de drones PABLO AIR demonstrou com sucesso o voo de 75 km integrando o Sistema de Controle de Solo (GCS), bem como o gerenciamento de tráfego automatizado (UTM) e a Gestão de Tráfego Aéreo (ATM) no evento de demonstração K-UAM Confex, realizado em Seul no dia 16 de novembro.

Neste dia, o drone da PABLO AIR decolou de Songdo e circulou a Ilha Jawoldo, voando 75 km entre ida e volta para retornar à cerimônia de abertura do evento. O drone entrou no mar, conectado por modem RF e comunicação LTE. Ele permaneceu estável em conexão com o sistema de controle durante o voo usando sua tecnologia de comunicação tripla, incluindo comunicação por satélite, mesmo em áreas marítimas e insulares fora da cobertura LTE.

A tecnologia da PABLO AIR foi modelada para assegurar o voo seguro de várias aeronaves civis, como helicópteros voando a baixa altitude através da integração com o Serviço de Informação de Aviação (AIS) e também está lançando as bases para a colaboração com a mobilidade marítima e terrestre através da integração com o Serviço de Tráfego de Embarcações (VTS). Além disso, espera-se que contribua para operações militares seguras, compartilhando dados relacionados com o Centro de Controle de Defesa Aérea Central (MCRC).

O CEO Kim Young-Joon disse: “O sucesso do voo de 75 km e a integração do GCS e UTM mostram que ele poderia se integrar com o sistema de gerenciamento de tráfego UAM (UATM), que será implementado em breve. Demos outro passo em direção à comercialização de drones de carga usando mobilidade não tripulada”.

Na prática, todo esse aparato visa aos voos autônomos de drones de carga ou de transporte (até de pessoas) num futuro próximo. É o futuro batendo à porta, com tecnologias que podem ser usadas para o transporte de massas num futuro de longo prazo.

Sair da versão mobile